Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2010-06-07

Reflexo - por Deborah Cavalcanti

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Brazil - Abril de 2010
Depoimento sobre o projeto corpoECOlogia

desenho corpoECOlogia - 01

No mês de abril tive a oportunidade de acompanhar algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto corpoECOlogia. Primeiramente, participei de uma reunião com a coordenadora Manuela Berardo, em que os objetivos do projeto para o primeiro semestre de 2010 foram esclarecidos. Nesta reunião, falou-se da importância de se construir um 'banco de memória' das ações do projeto, através de registros em audiovisual e redações. Para tanto, a presença de algum estagiário na área de cinema e/ou letras seria importante para o projeto e, ao mesmo tempo, poderia facilitar a aproximação da universidade com a comunidade de seu entorno, aproximação esta entre aluno e sociedade, ajudando a se pensar a ação cidadã a ser desenvolvida no e/para o mundo.

Após a seleção de duas estagiárias de cinema, que quiseram participar do corpoECOlogia, realizamos uma reunião com a dupla em que a história e o objetivo do projeto foram contadas, em um clima de aproximação da equipe e engajamento das ações necessárias ao cumprimento das etapas direcionadas ao presente semestre.

Em seguida, participei da primeira aula do semestre, na creche Patronato da Gávea e pude perceber a importância do projeto às crianças que dele participam, e o engajamento da estagiária Stefania.

Por motivos profissionais não pude participar das atividades que se sucederam, mas em reunião com Manuela Berardo soube do sucesso na implementação da continuidade do projeto na escola.

Fico feliz em poder acompanhar, mesmo que agora não de tão perto, as atividades do corpoECOlogia, pois acredito que, como as sementes, este projeto plantado há mais de três anos agora se faz florescer.

Com o empenho das facilitadoras, até o final deste semestre, os frutos poderão ser repartidos e saboreados por muitos que acreditam em iniciativas como esta, servindo de fonte de inspiração para outras sementes e como fonte de debate para a própria universidade.

Quanto a mim, espero poder soprar o vento que espalha a semente e ajuda a fortalecer a espécie Hommo Oikos...

Viva!!
Que haja vida ao ser humano.
~ Deborah Cavalcanti

desenho corpoECOlogia - 04
desenho corpoECOlogia - 02
Ler post inteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário