Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2010-06-11

corpoECOlogia: Manuela Berardo, MAI/10

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Maio de 2010
Professora: Manuela Berardo



Cuidar conhecendo, conhecer cuidando, cuidar para conhecer, conhecer para cuidar.

A escola Patronato Operário da Gávea localiza-se ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, onde encontramos fauna e flora abundantes, além de, infelizmente, muita poluição!

Neste mês conhecemos um pouco sobre a história da Lagoa, desde a época da colonização e em sala dramatizamos a história com adereços e interpretação. No fim da história, sabe o que acontece? Um moço resolve ajudar um dos problemas mais sérios da Lagoa: o lixo!

Ele tem um projeto de reciclagem, além de explicar para todos os que jogam lixo na Lagoa, porque não se deve fazer isto. Os bichos apoiaram o moço e convidaram os alunos do Patronato para conhecerem sua casa: fomos à Lagoa procurá-los e brincar por lá!

2010-05-corpoECOlogia-01
2010-05-corpoECOlogia-03

No passeio cada um tinha uma missão: encontrar o bicho da figura que recebeu da professora. Caranguejo, galinha d’água, urubu, Maria Branca, João de Barro, mãos à horta!

"Eu não achei o caranguejo; acho que é porque tem muita poluição e também porque os bichos só aparecem quando querem"
~ Pedro Arthur, 8 anos, aluno

Teve lanche saudável com frutas, sucos sem açúcar e biscoitos integrais; teve muita brincadeira no parquinho e nas árvores da Lagoa.

E o lixo na Lagoa? Será que o lixo é mesmo um vilão? Continuando o intercâmbio dos projetos da 123s, recebemos a visita da nossa querida Adriele Santos, professora-semeadora do projeto reciclArte em São Paulo.

Adriele nos mostrou que muita coisa que poderia ir para o lixo pode virar arte e com ela construímos lixeiras para iniciarmos a coleta seletiva na escola. Também fizemos uma brincadeira para aprender a separar o lixo; ela nos ensinou a fazer um boneco de página de revista muito legal e nos mostrou produtos feitos por alunos do projeto reciclArte.

Terminamos o mês visitando o Galpão das Artes Hélio Pellegrino, um lugar repleto de obras de arte feitas com os mais diversos materiais que, num contexto comum, seriam jogados fora.

"Nossa tudo aqui parece arte! É tão lindo!"
~ Davi, 6 anos, aluno

2010-05-corpoECOlogia-02
2010-05-corpoECOlogia-04
2010-05-corpoECOlogia-05

"Achei bacana o encadeamento das aulas: conhecemos os bichos da Lagoa em sala, fomos procurá-los, descobrimos o problema do lixo e depois ao visitarmos o Galpão vimos as maravilhas em que o lixo pode se transformar"
~ Stephânia Imperial, estagiária

"A reciclagem também pode fazer uma pessoa velha virar bebê?"
~ Maria Eduarda, 7 anos, aluna

"A criatividade transforma problema em solução."
~ Manuela Berardo, professora-semeadora
Ler post inteiro...

7 comentários:

  1. "O que aprendi na visita a creche de pequenas grandes borboletas semeadoras?

    Aprendi que nem tudo se aprende na teoria dos livros, o nosso aprendizado maior é quando nos deparamos com um sorriso simples, ou com um olhar curioso, pequenas mãos,que ja buscam construir um grande futuro, pequenas grandes verdades quando nos dizem que reciclagem é: Transformar o velho em novo!
    Me reciclar foi o meu maior aprendizado.

    Adriele Santos"

    ResponderExcluir
  2. Amamos a sua visita, foi um grande presente! E encontrar o seu quadro e os bloquinhos do Reciclarte no passeio ao Galpão das Artes uma doce surpresa! Viu lá no vídeo? Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. A gente gostou muito dos dois passeios da manuela. A gente também gostou de subir na árvore. Ass: Turma da manhã.

    ResponderExcluir
  4. Adriele vc é muito legal. Nós também adoramos sua visita! Beijos da Turma da manhã.

    ResponderExcluir
  5. Nós adoramos vc e também gostamos muito de fazer aqueles lixos. Vc é muito legal Ass:Turma da tarde.

    ResponderExcluir
  6. A manu é muito bonita, muito fofa bonita
    maria eduarda

    ResponderExcluir

  7. Attractive part of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to claim that I acquire in fact enjoyed account your weblog posts. Any way I'll be subscribing on your augment or even I fulfillment you get entry to consistently fast. all of craigslist

    ResponderExcluir