Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2010-01-23

AME no IV Sarau de Arte & Ecologia

Patronato Operário da Gávea
Depoimento sobre o IV Sarau Arte & Ecologia


O IV Sarau de Arte & Ecologia, ocorrido no dia 9 de Dezembro de 2009, no Patronato Operário da Gávea, teve a participação do projeto AME (Arte Marcial Ecologia) da 123s, com Daniel Saito e Edson Ramos.

Devido à chuva, não pudemos realizar a oficina na área externa e, portanto, fomos acomodados em uma das salas do Patronato. Dividimos a sala com Carol Jourdan, facilitadora da oficina de yoga, o que em primeiro momento me preocupou, devido à limitação de espaço pela qual passaríamos.

Foram muitas idas e vindas no planejamento da aula, já que acreditávamos que dependeríamos do lugar que nos alocariam para definir o formato final da oficina. Enfim, decidimos que eu iniciaria com um cumprimento, em seguida Edson ensinaria a saudação ao sol como exercício preparatório e de alongamento. Então, eu ensinaria a guarda e sua troca, para depois Edson fazer uma dinâmica de troca de bases e chute frontal. Para finalizar, juntos coordenaríamos um exercício de relaxamento.

Inicialmente, encontramos caos ao dividir o espaço com outra oficina, pois ora ou outra os comandos se cruzavam. Porém, ao invés de reforçarmos esta divisão entre as oficinas, fomos nos integrando de forma natural. Cooperamos, coexistimos e convivemos. O que eu sentia como um lindo movimento era a essência da yoga e do AME se manifestando e integrando tudo num único movimento, num único som. Isto é a União das Árvores.

Como uma maçã que cai de sua árvore e rola pela terra, e como a chuva que desce dos céus e se transforma em mar e depois volta a ser céu... Assim foi nossa oficina: o relaxamento se tornou uma meditação profunda para alguns, e ela espontaneamente se tornou uma massagem.

Quando percebemos, até os alunos mais agitados que não conseguiam nem parar para fechar os olhos, estavam absortos, aproveitando aquele momento.

Todos nós aproveitamos!
OM...
(Daniel Saito,
professor-semeador do AME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário