Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2010-01-08

AME: Daniel Saito, NOV-DEZ/09

OFICINA DO SUCESSO
Rocinha, Rio de Janeiro
Professor: Daniel Saito

Relatório
NOVEMBRO-DEZEMBRO 2009

Persistência.

Muda de Jatropha
história do mês

Era uma vez, uma semente dura de aparência escura e pesada. Todos que a viam, pela primeira vez, achavam que nenhum broto nasceria.

A semente foi colocada na terra e regada semanalmente como devido. Porém, meses se passaram e nada da semente germinar. Uns se desanimaram, mas outros continuaram a acreditar que existia uma linda árvore ávida por viver.

A semente tinha medo de se romper, medo de suas firmes raízes, de seu grosso tronco e de sua copa majestosa.

Veio um inverno rigoroso, o frio intenso congelou as árvores, secando e queimando suas lindas folhas. A paisagem se tornara branca.

A semente continuava ali, firme e forte. Sua casca dura, que antes a impedia de despontar no mundo, se tornara sua proteção e fonte de nutrientes para enfrentar período tão difícil.

Meses passaram, assim o frio foi diminuindo como tinha que ser. A neve que virara um grande manto branco sobre a floresta foi derretendo e se tornando o leite da terra.

A semente permanecia viva, a neve se tornava água que ia hidratando sua casca dura, amolecendo sua mais formidável defesa criada pela natureza, para assim continuar o ciclo de vida da semente.

Assim, um broto nasceu.

Logo Projeto AME
reflexões

Na floresta existem inúmeras espécies de plantas: cada uma possui um tempo diferente de germinação; às vezes não damos muita importância para aquela semente que demora a nascer, acreditando que ela nunca sairá de sua casca dura.

Porém, no seu tempo aquela sementinha para a qual ninguém deu muita importância surge com um broto verde e vivo.

Ensinamento
   Existe vida em todas as estações."
(Daniel Saito)
Ler post inteiro...

2 comentários:

  1. Sua história é também uma semente que persiste, uma parábola de superação, que deixa margem ao leitor para visualizar a beleza da superação dos limites que os alunos vão deixando de lado, passo a passo, movimento a movimento, crescendo crescendo...

    ResponderExcluir
  2. Daniel, essa tua frase "Existe vida em todas as estações" é muito manera. Vou te dizer: estou em Amherst, onde é MUITO frio no inverno, com "pilhas" de neve hehe, e uma grande amiga daqui, que a-do-ra plantar, foi que me falou - olha, Diana, não tem isso de que no inverno a vida pára, não. O movimento continua, é a gente que tem que ser capaz de ver.
    Sucesso, Daniel!
    Parabéns, Carlos!
    Boa sorte pra todos vocês!
    Di

    ResponderExcluir