Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-12-22

reciclArte: Adriele Santos - reciclÁrvore de Natal

Título: reciclÁrvore de Natal
Autores: Adriele Santos & Alunos do reciclArte



Ano: 2009

Materiais: folhas de jornal, sacolinhas plásticas, retalhos de E.V.A., fita adesiva, cordões e pedacinhos de arame.
Dimensões: 60 cm de altura
Onde está a obra: Escola chácara dos Italianos – Itaquaquecetuba, SP, Brasil



semente na mente

"Como estamos na época do Natal, pensei em criar com os alunos uma ávore diferente, criativa e totalmente reciclada, na qual não teríamos nenhum gasto. Só tivemos lucro, pois trabalhamos juntos e numa animação geral. É muito bom ver o empenho de todos. Nossa árvore ficou linda!!!"
(Adriele Santos)



mãos à horta

[Ingredientes para você fazer uma reciclÁrvore de Natal]

  • Canudos de folha de jornal;
  • Tesoura;
  • Sacolinhas plásticas;
  • Pedacinhos de arame;
  • Fita adesiva;
  • O fundo de uma garrafa PET;
  • Retalhos de E.V.A.
Confeccionar uma dessas árvores é muito simples.

Primeiramente, faça o tronco usando 7 a 10 canudos de jornal do tamanho que você desejar para a árvore. Enrole-os com fita adesiva, para que fiquem unidos e bem firmes.

Depois, corte a sacolinha em tiras largas e faça franja nelas. Enrole 21 canudos com essas franjas, prendendo as pontas com fita adesiva; coloque nos terminais de cada canudo um pedacinho de arame para ajudar na estrutura; prenda-os no tronco fazendo três conjuntos de 7 canudos.

Em seguida, levante os canudos, dando forma à árvore. Coloque-a num vaso de garrafa PET e encha-o de jornal, de modo que fique bom firme. Enfeite-a com bolinhas e anjinhos feitos de retalhos de E.V.A.

E Feliz natal!



árvore de significados

"A árvore ficou linda; não sabíamos aproveitar os materiais que antes jogávamos fora e hoje fazemos uma terapia muito gostosa e relaxante, além de estarmos contribuindo para a preservação de nosso planeta. Queremos fazer reciclArte cada vez mais, pois aprendemos muito e descobrimos novas habilidades. Agora, temos um novo olhar sobre materiais recicláveis, vendo que é maravilhoso transformar lixo em algo útil. Todos nós só temos a agradecer, pois nos divertimos muito nas aulas, descobrindo que somos capazes de produzir coisas belas, mesmo tendo algum tipo de deficiência."
(carta conjunta de alunos
e educadora do projeto reciclArte)
Ler post inteiro...

Um comentário:

  1. Da compostagem de matéria orgânica, nasce a terra fértil e logo as árvores; da reciclagem de matéria plástica e companhia, nascem reciclÁrvores! Tudo vira árvore! Lógica pura :)

    ResponderExcluir