Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-11-18

Sobre a Reunião de Pais no Patronato

Por Aline Matias *



"Reunião de pais do Patronato da Gávea.

Data: 06 de Outubro às 08:30 hs.

Compareceram cerca de 12 pais. Segundo a Diretora Luciana, que estava presente na reunião, a maioria dos pais estava lá.

Antes de começarmos, foi oferecido aos pais suco de melancia, puro, somente da fruta batida, e foi informado a eles que este suco era o mesmo que seus filhos haviam bebido poucas semanas antes, na ocasião em que se trabalhou a melancia, como forma de despertar o interesse e a relação mais consciente e afetivamente engajada das crianças com os frutos da terra.

Depois foi feito um alongamento com os pais, que relataram se sentir muito bem por fazerem isso. E que muitas vezes em seus cotidianos se esquecem de se mover mais, se espreguiçar e se alongar.

A reunião foi aberta com a apresentação da Carol [Matos], que falou um pouco sobre seu trabalho com as crianças e sobre a ONG. Em seguida Manuela também falou do seu trabalho, sua experiência com as crianças até ali, e ambas falaram sobre a proposta da ONG União das Árvores neste projeto chamado corpoECOlogia... Sobre como é importante que as crianças se percebam parte do mundo, e que a ecologia deva se dar através da experiência corporal de fazer parte deste mundo, e protegê-lo e cuidar dele como cuidamos de nossa primeira casa: nosso corpo.

Os pais ficaram visivelmente satisfeitos, e expressaram este contentamento em seus depoimentos quando lhes foi dada a palavra. Todos elogiaram as aulas, por perceberem em casa o maior envolvimento dos filhos com temas ligados à ecologia. Por exemplo, uma das mães mencionou que sua filha ao levar para casa uma semente e plantá-la demonstrou grande interesse pelo seu desenvolvimento diário, acompanhando o crescimento da plantinha e percebendo seus hábitos como abrir as folhas às seis da manhã e fechá-las às seis da tarde. A filha disse a esta mãe: "Olha mãe, ela também dorme". Este tipo de identificação e vínculo são fundamentais para o trabalho do corpoECOlogia.

Os pais contaram, um por um, suas observações sobre o comportamento dos filhos em casa, seus comentários e experiências relacionadas ao projeto, fizeram elogios, e agradeceram a oportunidade da reunião para entenderem melhor do que se tratavam as aulas. Alguns fizeram perguntas sobre o envolvimento dos filhos nas atividades.

Depois as terapeutas: Deborah Castor e Aline Matias, que acompanham as aulas, se apresentaram e deram suas opiniões sobre o projeto e o envolvimento das crianças com as aulas.

Foi uma reunião muito proveitosa para todos; a Diretora Luciana também expressou satisfação tanto pelo projeto quanto pelo resultado da reunião.

Mais tarde, em particular, a Diretoria Lúcia propôs uma maior participação das terapeutas, e Manuela mencionou que achava que poderia ser interessante uma participação maior e mais frequente dos pais, com um grupo regular no Patronato como forma de expansão do projeto corpoECOlogia."




...voluntária do projeto corpoECOlogia, graduou-se em Psicologia em Dezembro de 2008, formou-se como Psicoterapeuta Corporal Reichiana pela Rede de Proteção à Vida em Agosto de 2009, especializando-se em Psicoterapia Infantil com a Professora Simone Rocha (Terapeuta Corporal Infantil Reichiana), especializada em Neuropediatria e Neonatologia. Aline tem experiência em atendimento a crianças e adultos em clínica social. Participou de trabalhos de cunho social com grupos de crianças na ONG 'Sonhar Acordado', e atendeu a grupos com deficiência na CVI (Centro de Vida Independente) de Macaé/RJ, aliando o conhecimento Reichiano a técnicas de Arte-Terapia.
Ler post inteiro...

2 comentários:

  1. É inspirador ouvir como a filha diz à mãe que a planta também dorme... Esse vínculo, esse reconhecimento de união entre humano e natureza é não só uma das bases do projeto corpoECOlogia, mas da União das Árvores como um todo.

    Muito agradecido, Aline, por relatar essa história, que mostra o poder da semente que tentamos plantar e nos inspira a seguir plantando.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz com a escolha da fruta certa para começar a reunião dos pais: Segundo o Christian, a melancia é o quarto estado da água: sólido, líquido, gasoso e melancia :D

    ResponderExcluir