Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-11-19

corpoECOlogia: Manuela Berardo, OUT/09

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Brasil
Professora: Manuela Berardo

Relatório
OUTUBRO 2009



Vamos explorar os elementais da Terra a partir da imaginação do corpo! Unidos, montaremos a nossa bela apresentação de fim de ano para o Sarau. A 'Turma do Cabrito Levado' representará os duendes e as fadas, e a 'Turma Elástica' representará os animais da Floresta encantada.

As palavras do mês são: IMAGINAÇÃO (imagem em ação) E COLETIVO (para criarmos em conjunto).

"Hoje precisamos de uma hiperdemocracia que valorize cada ser e cada pessoa e garanta a sustentabilidade do coletivo que é a geosociedade nascente."
(Leonardo Boff)



O primeiro olhar sobre o coletivo se deu com a Reunião de Pais, em que também estiveram presentes as voluntárias do projeto, Aline e Deborah, a coordenadora da creche Cláudia e a diretora Luciana, além das professoras de corpoECOlogia.

Juntos, trocamos risadas, informações, descobertas e tomamos suco de melancia. Os pais também sentiram o gostinho do projeto através de uma dinâmica corporal. Descobrimos que muitos pais já sabem como fazer o 'grito de paz' das turmas e conhecem algumas brincadeiras.

As aulas foram repletas de estímulos de criação dos personagens e de movimentação espacial. As músicas do Sarau estão escolhidas, e as turmas aprenderam a primeira parte das coreografias.



Sobre a reunião de pais no Patronato da Gávea, dia 6 de Outubro, a voluntária Aline Matias escreveu um relato, do qual destacamos aqui alguns trechos. Você pode ler o relato na íntegra clicando aqui

"A reunião foi aberta com a apresentação da Carol [Matos], que falou um pouco sobre seu trabalho com as crianças e sobre a ONG. Em seguida Manuela também falou do seu trabalho, sua experiência com as crianças até ali, e ambas falaram sobre a proposta da ONG União das Árvores neste projeto chamado corpoECOlogia... Sobre como é importante que as crianças se percebam parte do mundo, e que a ecologia deva se dar através da experiência corporal de fazer parte deste mundo, e protegê-lo e cuidar dele como cuidamos de nossa primeira casa: nosso corpo.

Os pais ficaram visivelmente satisfeitos, e expressaram este contentamento em seus depoimentos quando lhes foi dada a palavra. Todos elogiaram as aulas, por perceberem em casa o maior envolvimento dos filhos com temas ligados à ecologia. Por exemplo, uma das mães mencionou que sua filha ao levar para casa uma semente e plantá-la demonstrou grande interesse pelo seu desenvolvimento diário, acompanhando o crescimento da plantinha e percebendo seus hábitos como abrir as folhas às seis da manhã e fechá-las às seis da tarde. A filha disse a esta mãe: "Olha mãe, ela também dorme". Este tipo de identificação e vínculo são fundamentais para o trabalho do corpoECOlogia."
(Aline Matias)

Que possamos celebrar a união! E todos juntos possamos alegremente cumprir o nosso propósito da melhor forma! Os grupos experimentam na criação coletiva um dos fundamentos da ecologia: fazer parte do equilíbrio do todo partir da singularidade. Os pais experimentaram o mesmo na reunião ao serem valorizados e convidados para a dança. Cada um é fundamental dentro do projeto e caminhamos juntos: alunos, professoras, voluntárias, direção, 1,2,3!
Ler post inteiro...

2 comentários:

  1. Manu, o poder do coletivo é mesmo inexorável! Uma gota sozinha seca; junto de muitas outras fazem um rio, que nada pára e, ao encontrar todas as gotas do mundo, faz o mar, que sustenta a todos.

    Acabo de assistir a um filme maravilhoso sobre o poder do coletivo, que gostaria que você e a Carol assistissem juntas: "Favela Rising". Nem sei por onde começar a falar do filme, mas posso dizer que o poder da comunidade é o poder da satsanga, o poder do mar e que se estivermos com ele, nada poderá impedir a semente de brotar.

    namaste

    ResponderExcluir
  2. IMAGINAçAO E COLETIVO, palavras indispensaveis no projeto CorpoECOlogia, certo?...projeto de corpo, de arte, de ecologia, de MOVIMENTO!!! No dicionario podemos encontrar como significado de MOVIMENTO: 1.Impulso interior...poderiamos chamar de imaginaçao, criaçao, expressao?; 2.comportamento coletivo a procura de uma nova maneira de viver...poderiamos chamar de ecologia, coletivo, uniao?
    Muito bem lembradas palavras, minha amiga, com IMAGINAçAO E COLETIVO podemos conquistar o tao sonhado desenvolvimento sustentavel do planeta!

    ResponderExcluir