Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-11-20

corpoECOlogia: Carolina Matos, OUT/09

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Brasil
Professora: Carolina Matos

Relatório
OUTUBRO 2009



CRIATIVIDADE
Criar atividade
Criar idéias
Criar sementes
Movimentar as idéias
Para que as idéias
Que eram sementes
Tornem-se brotos
Movimentar os brotos
Para que os brotos
Tornem-se árvores
Movimentar as árvores
Para que as árvores
Tornem-se FLORESTA!
A 'FLORESTA MÁGICA' !
(Carol Matos)


Um belo dia, 19 crianças de 5 e 6 anos de idade descobriram que poderiam se 'transformar' em Duendes!... assim como 10 crianças de 7 e 8 anos descobriram que poderiam ser 'Gnomos'.

Uma delas descobriu que tinha asas; sendo assim, não poderia ser Duende, transformando-se em Fada. Outras 4 também; então, não poderiam ser Gnomos, eram Fadas.

Outro, descobriu que era..."de olhos vermelhos, de pêlo branquinho, orelhas bem grande, eu sou..." isso mesmo: um Coelho!

Por fim, uma última criança percebeu que era um pouquinho diferente, pois era todo branco, grande e soltava gelo pela garganta. O Dragão Gelado!

Então, foi assim que eles descobriram que moravam na Floresta Mágica. Uma grande confusão invadiu a vida dos duendes e de toda a Floresta, quando o Coelho Leonardo e a Fada Clair descobriram que um Dragão Gelado estava vindo para a Floresta.

Assim, eles começaram a criar uma dança, representando o momento que o Dragão Gelado chega e congela todos os seres da Floresta. Ao criarem cada movimento, a inspiração vinha de suas próprias brincadeiras de Duendes.

Os Gnomos que não foram congelados adoraram a idéia dos Duendes e também fizeram sua própria dança para tentar alegrar novamente a Floresta e principalmente o Dragão Gelado. A alegria era o motor de suas danças!


A cooperação foi e continuará sendo a essência da arte. Juntos, conseguimos 'criar' 'atividade', movimentar as idéias fazendo-as germinar – e enraizamos nossos pés no chão da vida, para saltarmos e voarmos cada vez mais alto!

"Eles são muito legais. Incrível como eles são carinhosos; eles nem me conheciam..."

(depoimento de Guilherme Pittela,
ajudante-aprendiz do projeto corpoECOlogia
no Educandário Romão de Mattos Duarte)
Ler post inteiro...

Um comentário:

  1. Acho bela a interrogação de quem é você na história... É a nossa interrogação disfarçada de simplicidade: "quem somos nós na história da nossa vida"? E a história da nossa vida precisa voltar a ser mágica, precisa voltar a ser floresta, precisa criar mais mais e mais atividade. Muito agradecido, Carol, pela inspiração!

    ResponderExcluir