Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-10-08

corpoECOlogia: Carolina Matos, SET/09

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Brasil
Professora: Carolina Matos

Relatório
SETEMBRO 2009
Semente de Palmeira
Continuarei com o planejamento ecológico ('a terra'), e com o planejamento corporal ('O corpo se movimenta - a relação com o espaço').  Aprofundarei o trabalho através da história 'Os amigos da terra'.  O uso desta história foi inspirada na pesquisa que fiz sobre os elementais da natureza.  Descobri que os principais elementais da terra são muito conhecidos pelas crianças: gnomos, fadas, duendes.  Finalizarei o mês iniciando o processo de criação do Sarau, que será em torno desta história.

Muda de Palmeira
Numa linda floresta, existem vários seres que ajudam a proteger, fortalecer, libertar, animar tudo e todos que vivem nela. Os Gnomos são os maiores guardiões!

Eles são seres pequenos, mas conseguem andar muito rápido. Quando a primavera vem chegando, eles organizam as grandes e esperadas 'Olimpíadas da Floresta'. Estas Olimpíadas, que os próprios Gnomos criaram, não são apenas para divertimento, mas principalmente, para fazer a 'manutenção' na Floresta.

MANUTENÇÃO (ma.nu.ten.ção)
Substantivo feminino.

  1. Ação ou resultado de manter(-se).
  2. Medida ou conjunto de medidas regulares e de ordem técnica para manter algo em bom estado de funcionamento e de conservação.
  3. Aquilo que dá apoio, sustento.
  4. Despesas de subsistência (de uma pessoa, família etc.)
  5. Conjunto de cuidados periódicos para manter alguém em bom estado de saúde.
  6. Jur. Ato judicial que determina que permaneça em poder de indivíduo aquilo que lhe pertence ou cabe por direito.

Neste ano, os Gnomos ficaram sabendo que as turmas Laranja e 'Cabrito Levado' (antiga Turma Cinza) planejam visitar uma floresta dentro do Parque Lage; diante disso, eles enviaram um recado para a 'União das Árvores', perguntando se as crianças não gostariam de participar das 'Olimpíadas da Floresta', durante as aulas de corpoECOlogia.



Para isso, cada uma ganhará o 'Coco Mágico'!  Este coco é um Pote da Vida!  Nele, as crianças guardarão todos os prêmios que ganharem durante as Olimpíadas e, no final, faremos uma grande celebração!

Começaremos nossas Olimpíadas com a Dança dos Potes da Vida e faremos uma dança acordando e chamando todos os seres da Floresta, para que venham participar dos jogos e brincadeiras das Olimpíadas.  Ao fim da Primavera, os Olimpíadas chegam ao final e toda a Floresta Mágica volta às suas atividades cotidianas.

Tudo está em harmonia na Floresta Mágica, os animais brincam livremente, os gnomos cuidam da floresta e as fadas embelezam e garantem a harmonia dos elementos e das estações.

A fada da primavera traz o colorido com suas flores lindas e perfumadas.  Ela acorda as novas sementes depois do inverno, para que elas comecem a germinar e crescer. A fada do verão traz o calorzinho que alegra a todos e ajuda as frutas a crescer e ficar suculentas e gostosas.

A fada do outono traz um pouco de vento e de frescor; espalha as sementes pela terra e ajuda as flores e folhas a completar seus ciclos vitais. A fada do inverno traz o friozinho que ajuda a conservar as novas sementes para a próxima primavera.

As sementes dançam embaixo da terra, nos ares e nas águas.
Os duendes alegram-se e mantêm a boa energia do ambiente.
Gaia abraça a todos, com seus cabelos infinitos de luz.


(Desenhos de alunos sobre a história que estamos trabalhando este mês)

Sinto que estamos muito firmes naquilo que esperamos do projeto, das crianças e de nós mesmos como arte-educadoras. Sabemos por onde estamos jogando nossas sementes e quais são elas. Isto nos leva a uma independência metodológica que fortalece o projeto, no sentido educacional e institucional. Neste mês, apresentaremos o mesmo no Seminário de Dança Educação, que acontecerá na Faculdade Angel Vianna, onde tivemos o privilégio de adquirir tantos conhecimentos da área durante três anos e meio de nossas vidas. Sinto que agora temos capacidade suficiente para levar o corpoECOlogia aonde quisermos!

Depoimento da professora Gláucia do Patronato da Gávea (Turma Laranja):

"Eles não param de cantar a música do Plin Plin ('We'll rock you'), e estão muito felizes que vão dançar essa música no Sarau!"
Ler post inteiro...

Um comentário:

  1. Alunos da Angel Vianna geram o corpoECOlogia que agora vai se apresentar na Angel Vianna = semente brota árvore que gera sementes que agradecem a semente primeira com uma flor que é ela mesma, a semente primeira, só que colorida de novidade :)

    ResponderExcluir