Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-09-02

Semente, Muda, Árvore

Glossário da União das Árvores
Conceitos de semente, muda e árvore usados pela 123s

semente

Na União das Árvores, tudo começa como semente: pessoas, projetos, parceiros, certificados, documentos, perfis, posts...

Uma idéia é uma semente em busca de terra fértil para se realizar.

Um projeto, antes de ser plantado em algum lugar, é uma semente e precisa ser forte e conciso e cheio de potencialidades.

A primeira parte de todos os nossos posts é também uma semente, uma possibilidade.

Em cada relatório de um professor-semeador, a semente é a primeira parte e indica o plano de aula: o professor relata o aprendizado que desejou plantar num encontro com os alunos.

Visualmente, cada professor tem uma semente específica para indicar o seu projeto: girassol, palmeira, lótus, castanha-do-pará...

muda

Toda semente vira muda, quando posta na terra certa, com suficiente sol, água e dedicação.

Uma idéia-semente precisa ser regada para poder germinar.

Nossos projetos-sementes tornam-se mudas a partir do momento em que ganham a terra fértil de uma instituição para brotarem, o sol de um patrocinador e a água de um professor dedicado a velar pelo crescimento da muda.

Em nossos posts, a muda indica algo concreto, o esforço por plantar uma idéia.

Nos relatórios mensais dos semeadores do programa Adote um Professor, a muda é o relato das aulas propriamente dito, disponibilizando aos patrocinadores e à comunidade a oportunidade de acompanhar cada aventura de uma semente crescendo em busca de se tornar uma árvore auto-sustentável.

árvore

A árvore é o propósito de toda muda.

Toda muda, ao germinar raízes profundas, alcança um estágio de auto-sustentabilidade, em que já não depende estritamente da água regada por um só professor ou do sol de um só padrinho. A árvore já é forte o suficiente para beber chuva e se banhar com o sol de cada manhã.

Em nosso projetos, a árvore indica que uma idéia inicial já consege gerar o seu próprio sustento e algo mais, replicando sua idéia por conta em outras terras férteis, tal como a árvore gera frutos que contém sementes que brotam pelo mundo afora...

Em nosso blog, cada post conclui-se com uma seção dedicada à árvore, em que se apresentam aprendizados, se ouvem diversas vozes e se fazem reflexões em busca da sustentabilidade.

Nos relatórios de professores-semeadores, frequentemente pomos a logo de um projeto no lugar da árvore, pois o projeto mesmo é a árvore e a soma de todos os projetos, a União das Árvores que buscamos plantar.

2 comentários:

  1. Achei maravilhoso o trabalho e filosofia de vcs, PARABÉNS por tornar este lindo sonho em realidade.
    Como posso participar?Grata
    teresa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Teresa, por gentileza nos envie um email clicando em 'contacte-nos' à direita do blog, para podermos dialogar sobre como participar. Muito Grato, Carlos

    ResponderExcluir