Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-09-03

reciclArte: Adriele Santos - O SONHO

Título: O SONHO
Escultura usada no centro da logo do projeto 'reciclArte'
Autora(s): Adriele Santos fez O SONHO
(Marília Palmeira fez a logo com O SONHO)
Logo do Projeto reciclArte
Ano: 2005
Material: Fios de telefone, papelão e tinta para couro
Dimensões: 12cm de altura, numa base de 5cm X 5cm
Onde está a obra: Sede da 123s – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Logo Semente
semente na mente
"Enquanto caminhava rumo ao trabalho, encontrei na rua restos de fio de telefone, e minhas mãos que possuem vida própria começaram a contorcê-los sem uma direção exata; então, começou a surgir uma garotinha com uma borboleta nos cabelos.

"Chegando ao trabalho, comecei a fazer a base que seria um campo de flores onde a menininha brincava e sonhava de ser feliz num jardim infinito.

"Batizei a obra de 'sonho', pois em meus sonhos posso ser como ela. No mesmo instante em que eu criava, eu me transportava a um mundo de fantasia e me fazia criança e a criança me fazia. Naquele instante, eu só pensava em ser feliz, e a felicidade em mim acontecia."

(Adriele Santos, Autora d'O SONHO)


mãos à horta

Para fazer uma peça como essa é muito simples: você só precisará de sonhos, criatividade e materiais bem simples.

[Materiais usados]

- De 3 a 4 fios de telefone de 30cm, nas cores de sua preferência.
- Um triângulo de papelão.
- Tintas para couro (também servem as tintas para tecido).
- Cola branca
- Pincel

Pegue primeiramente os fios de telefone e vá enrolando um ao outro, até que se torne um fio só; então, vá dando forma à menininha... primeiro o laço, depois a cabeça, braços e vestido e por fim os pés.

Em seguida, pegue o triângulo de papelão, com um pincel pinte de uma cor metade de onde será o gramado; deixe secar um lado e depois pinte o outro, já aproveitando para fazer as flores bem coloridas quando o triângulo estiver seco. Então, fixe a bonequinha com cola branca. E está pronto o seu sonho.

árvore de significados

"Nesses últimos tempos foi proibido sonhar: os sonhos são muito leves, doces e inflados de ar para a rotina cinzenta. Mas desse cinza luminoso, que é feito da mistura entre o ciano, o magenta e o amarelo, todas as cores surgirão de novo, como a flor que brota do asfalto (não dizia um poeta?). São essas cores entrelaçadas, que tomam forma, e brotam vida, e vão se cruzando. Quem sabe o mistério de para onde cresce uma muda? Que desenha no espaço, quando projeta suas folhas? Que dança invisível e generosa recita no ar? É permitido sonhar."

(Marília Souza, Designer da 123s)
Ler post inteiro...

8 comentários:

  1. Nossa mto dá hora adorei ^^
    vou fazer aki em casa tbm

    ResponderExcluir
  2. nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!! adorei o site ficou chocante

    ResponderExcluir
  3. Gosteii muitoo da ideia do site parab[ens

    ResponderExcluir
  4. oi Dri gostaria de te dar os parabéns pelo site ficou simplismente maravilhoso...te desejo muito sucesso...sempre.

    ResponderExcluir
  5. ola dri nossa ficou clik super master blast ...b-jão

    ResponderExcluir
  6. ficou muito lindo e adorei a foto rsrs

    ResponderExcluir
  7. naum tem nem o que dizer sao todas lindas amei o quadro com as arvores

    ResponderExcluir
  8. bem loko hahahah como faz
    esse negocio doido

    ResponderExcluir