Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-06-01

corpoECOlogia: Tatiana Kessedjian, MAI/09

EDUCANDÁRIO ROMÃO DE MATTOS DUARTE
Rio de Janeiro, Brasil
Professora: Tatiana Kessedjian

Relatório
MAIO 2009

Nesse mês vamos concluir o trabalho sobre as partes constituintes das árvores e dar início a um novo assunto. Pretendo seguir o mesmo formato metodológico utilizado em Abril. O tema ambiental (estímulo imagético e físico) deve auxiliar na exploração e apreensão de conhecimentos e repertórios corporais, assim como o trabalho corporal deve auxiliar na explicação e compreensão do tema ambiental (tema da aula).


Iniciei o mês de Maio dando continuidade aos elementos da árvores, desenvolvendo o tema 'folhas e frutos'. Utilizei a mesma dinâmica que nas aulas anteriores, levando imagens, questionando os alunos sobre suas idéias a respeito do tema e conversando sobre as funções e importância das folhas e dos frutos. Fomos para a área aberta observar, tocar e cheirar as folhas e frutos; ao final, propus trabalhos corporais inspirados nos elementos da natureza de investigação. Fizemos:

  • brincadeiras e jogos que focavam na respiração (inspirados na fotossíntese);
  • trabalhos de sensibilização e improvisação, em que as diferentes texturas de objetos geravam diferentes movimentos (inspirados pelas diversas texturas das folhas);
  • brincadeira 'da semente ao fruto', uma espécie de 'Morto/Vivo' que contrapõe movimentos de contração e expansão, fazendo uma analogia ao movimento de amadurecimento dos frutos.

Após a conclusão desse tema, comecei a abordagem do tema 'Planeta Terra', que serviu de inspiração para diversas aulas. Foi interessante ver como o tema do planeta se 'desdobrou' e quantas possibilidades gerou... Conversamos sobre a Terra, sobre sua abundância de água e sobre a importância de cuidar bem dela.

A partir do desenho de um grande círculo azul no chão e de uma música rimada que fala sobre o planeta Terra - do grupo 'Palavra cantada' - fizemos várias dinâmicas corporais: jogos de lateralidade, exercícios de coordenação, cirandas, brincadeiras com bola que trabalhavam com agilidade e atenção, jogos de memorização e de reprodução do movimento da bola no corpo. Também cantamos bastante, aprendemos a 'rima do planeta' e, por várias aulas, unimos nossas vozes nessa melodia. Ao final, fizemos um grande desenho, todos juntos numa mesma cartolina. Fizemos um desenho do Planeta Terra, da nossa casa!


O mês foi bem alegre e produtivo. As crianças estão bastante envolvidas com o projeto e a nossa relação afetiva se dá de forma fluida e espontânea. Estou muito feliz por trabalhar no Romão Duarte; o comprometimento e a amorosidade que os profissionais da instituição demonstram me motivam ainda mais a estar lá.

Outras crianças da instituição, que não são meus alunos, têm demonstrado interesse em participar das aulas. Devido à diferença de faixa etária e à própria organização da instituição, por ora estes não devem se tornar alunos oficiais da aula de corpoECOlogia, mas estão participando do projeto como DJ’s ;-) Alternadamente, eles me ajudam no som e assistem a algumas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário