Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-09-11

corpoECOlogia: Manuela Berardo, AGO/09

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Brasil
Teacher: Manuela Berardo

Relatório
AGOSTO 2009

Neste mês iniciaremos o 2º semestre de 2009 com boas novidades. Duas voluntárias estão interessadas em acompanhar o projeto corpoECOlogia no Patronato da Gávea, auxiliando no que for preciso; teremos novos olhares sobre a prática! Outra boa nova é que a professora Carolina Matos oferecerá uma aula semanal a uma das turmas atendidas por mim. Isto trará coesão às nossas propostas e nos unirá ainda mais, além de possibilitar às crianças mais tempo de pesquisa e troca nos campos do corpo e da ecologia. Iniciaremos o semestre explorando o tema 'terra'.

A epidemia de gripe suína adiou as aulas por três semanas! Isso nos possibilitou apenas dois encontros com os alunos este mês. Nesses encontros, uma das voluntárias foi apresentada às crianças. Iniciamos a exploração do tema 'terra' através de um passeio dentro da escola, em que todos puderam observar e sentir os diferentes tipos de terra encontrados, além de notar a diversidade de vida em cada espaço.
Na sala, transformamos as observações em movimento através de formas corporais e exercícios de improviso de dança em grupo.
Alunos do Patronato Operário da Gávea Alunos do Patronato Operário da Gávea

O mês foi curto em relação às aulas, mas muito importante para esta nova fase do projeto em expansão no Patronato. A professora Carolina e eu nos reunimos com mais freqüência e organizamos: passeios para o próximo mês, a proposta da reunião de pais (terá prática corporal!), um modelo de criação de aulas (inaugurando a nova metodologia), o esboço do projeto 'Sarau 2009' e a nossa parceria de trabalho com a turma em conjunto. Também nos reunimos com as voluntárias para a apresentação do projeto. Em Setembro, poderemos repor o tempo das aulas perdidas através dos passeios e de aulas mais longas. Mãos à horta!

Ler post inteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário