Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-09-29

corpoECOlogia: depoimento de Sônia Cruz

Educandário Romão de Mattos Duarte
Rio de Janeiro, Brasil, 18 de Setembro de 2009

"As atividades do projeto corpoECOlogia desenvolvidas pela professora Tatiana Kessedjian no Educandário Romão de Mattos Duarte foram de excelente informação e formação para as crianças, no sentido de nós, seres humanos precisarmos estar em sintonia com o meio ambiente, preservando e cuidando de cada espécie existente na face da nossa Mãe Terra; caso contrário, iremos sofrer sérias consequências, que podem comprometer a nossa existência.

A metodologia usada pela professora Tatiana foi muito interessante. Por se tratar de crianças pequenas, que vivem no meio urbano cada vez mais conturbado e violento, ela foi interagindo com as crianças, fazendo aquilo que elas sabiam fazer que era brincar – só que, por meio da brincadeira, ela foi inserindo todo o conteúdo do projeto programado por ela... E era muito gratificante ver a professora e as crianças totalmente envolvidas com as questões ambientais, seja na sala de aula, seja no ambiente externo do Educandário."

(Sônia Cruz,
coordenadora pedagógica)

2 comentários:

  1. Gostei muito do "fazendo o que elas sabiam fazer que era brincar". Esquecemos que as crianças sabem muitas coisas que desaprendemos. A coordenadora percebeu a sabedoria da professora em deixar as crianças participarem do ensino como agentes - e não meros recipientes de conhecimento. Brincar pode ser um sério exercício de aprendizagem, se conduzido por um adulto que saiba brincar seriamente.

    ResponderExcluir
  2. A Coordenadora e psicopedagoga Sônia Cruz, tem se destacado no fino trato pedagógico com crianças do Educandário Romão de Mattos Duarte, tendo ainda a sensibilidade de se unir a pessoas antenadas com este momento de mudanças de paradigmas para uma maior sensibilidade e responsabilidade ecológica em que todos nós devemos participar. Parabéns professora pela iniciativa.
    Pedro Pazelli
    cineasta

    ResponderExcluir