Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-09-12

corpoECOlogia: Carolina Matos, AGO/09

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA (Jardim Botânico)
Rio de Janeiro, Brasil
Professora: Carolina Matos

Relatório
AGOSTO 2009
Turma Laranja
Devido à 'gripe-suína', as aulas foram adiadas e só tivemos duas aulas neste mês. Enquanto não iniciávamos às aulas, planejamos todo o mês de Agosto e Setembro, assim como a reunião de pais e o passeio, cujo local ainda será confirmado.

O tema trabalhado neste mês é 'TERRA'. Investigamos aspectos encontrados na terra, assim como a relação da terra com as nossas raízes, nossos pés...


Planejamento e registro das aulas:

Aula 1 (25/8/2009)

1) Chamada da 'terra': Durante a chamada, cada aluno diz um nome de algo relacionado à terra.

Os nomes que os alunos disseram foram: minhoca, formiga, cobra, lagarto, árvore, planta, raiz, flor, formigueiro, legumes, semente...

Inicialmente, eles relacionaram somente animais com o tema 'terra'; quando notei isso, comecei a questioná-los sobre o que nasce da terra, e o que mais podemos encontrar além de animais. A partir daí, eles começaram a citar vegetais. A 'semente' só foi dita no fim da aula, por um aluno que no início não sabia o que falar; isto se deve ao fato de termos trabalhado a observação da terra pela escola.

2) Pés de raízes:
Conversamos um pouco sobre o que seriam as raízes e para que elas servem. A partir disto fizemos uma analogia com os nossos pés. Fizemos uma brincadeira-dança, onde cada um deveria 'enraizar' seus pés, para que começassem a dança. A dança se passava numa floresta, onde muitos eventos naturais aconteciam, como: vento, chuva, macacos pendurados nos galhos, etc... De acordo com cada evento, as crianças reagiam de uma maneira, com movimentos para cada situação. Mas, em todas essas situações, os 'pés-raízes' estavam fixos à terra.

3) Passeio pela escola: Fomos até o pátio pesquisar e investigar os tipos de terra que encontrávamos. Testamos com nossos pés as diferenças de temperatura, textura... Observamos as cores. Perguntei às crianças se elas observaram algo muito importante que tem na terra e que elas não haviam falado antes -- e quase todos perceberam a ausência da 'semente'. Cada criança pegou uma semente. Observamos as sementes e voltamos à sala, para trabalhar em torno da 'semente'.

As crianças mostraram-se muito interessadas quanto às diferentes raízes que encontramos no passeio. Além disso, notaram a presença dos formigueiros e das formigas que haviam mencionado no início da aula, durante a 'chamada da terra'.

4) Roda conversa (solos, árvores): Todos apresentaram o que observaram, as curiosidades, as percepções a respeito do tema 'terra' e do passeio pela escola.

5) Grito de paz

Aula 2 (27/8/2009)

1) Aquecimento da semente
Lembramos o que vimos sobre a semente na aula passada, e pedi que todos deitassem como se fossem as sementes que tinham pegado, imitando o seu formato. Uma música foi colocada e fui guiando o crescimento das sementes. Pedi que primeiro percebessem qual ou quais a primeiras partes do corpo que começavam a crescer (cabeça e pés), depois as raízes se fixavam na terra, o broto crescia, virava uma pequena plantinha e, ao final, a grande árvore com seus galhos, folhas e frutos se estabelecia na grande floresta.

2) Crianças-árvores
Fizemos uma dança trabalhando as diferentes qualidades de movimento (leve, forte, rápido, lento). Algumas vezes, haviam pausas na música e, neste momento, cada criança parava em uma 'pose' de árvore. Na última vez, cada criança em sua 'pose-árvore' começava a fazer o movimento inverso -- até retornar à semente.

3) Relaxamento

4) Grito de paz
Logo Projeto corpoECOlogiaA descoberta pelos pés, pelas 'raízes' destas sementes que são as crianças, foi e está sendo um processo muito lindo. Todas tem demonstrado maior atenção ao caminhar, assim como quando estão de pé. Acredito que isso acarretará numa melhora da postura das crianças. Pude observar o interesse também pelos elementos encontrados na terra, principalmente as sementes e as raízes. Continuaremos no mês de Setembro o mesmo tema, trabalhando-o mais 'a fundo' e de maneira lúdica, com uma história dos 'elementais da terra'.
Ler post inteiro...

Um comentário: