Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-09-10

corpoECOlogia: Carolina Matos, AGO/09

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA (Jardim Botânico)
Rio de Janeiro, Brasil – Agosto de 2009
Teacher: Carolina Matos

Relatório
AGOSTO 2009
Turma Cinza


Iniciei este mês as atividades da Turma Cinza. Esta turma terá aulas comigo e com a professora Manuela Berardo. Como todas as outras turmas têm aulas duas vezes por semana, achamos essencial que esta também tivesse. Durante o início desse mês, estivemos estudando e planejando nosso projeto. Achamos que seria muito interessante darmos aula para a mesma turma, como uma forma de trabalhar em conjunto e de aperfeiçoars as atividades, os temas, a pesquisa do projeto em geral.

De acordo com o planejamento ecológico, trabalharemos o tema 'Terra', e no planejamento corporal aprofundaremos o segundo módulo: 'O corpo se movimenta' (relação com o espaço).

Contarei aqui a história de nossa primeira aula sobre a 'Terra'.

1) Chamada com nomes relacionados à 'terra':
Durante a chamada, cada aluno diz um nome de algo relacionado à terra.

2) História da amendoeira
Dando continuidade a última aula da professora Manuela, em que os alunos demonstraram muito interesse sobre a 'amêndoa' que encontraram durante o passeio pela escola, fiz uma pesquisa sobre a história e influência cultural da amendoeira, cujo resumo pode ser encontrado clicando-se aqui.

Contei esta história e, ao final, aprendemos a música típica da amendoeira, que também foi tocada no violão pelo professor de música.

3) Ciranda da Amendoeira
Aproveitando a presença do professor de música, fizemos uma ciranda com a música que aprendemos a partir da história da amendoeira.

4) Fizemos a prática do 'Colchão humano'.

5) Encerramos nosso encontro com o 'Grito de paz'.

Esta primeira aula foi mais que uma apresentação alunos-professora. Foi uma das aulas mais lindas que já dei até hoje. Tudo fluiu de modo tão perfeito, que enquanto eu contava a história da amendoeira, o professor de música entrou sem querer na aula (pois haviam trocado os nossos horários por 'engano'... que bom!), e se sentou para ouvir a história. O mais interessante é que nesta história há uma música -- e é claro que no momento da música o professor colocou uma linda melodia em seu violão, para que pudéssemos aprendê-la e cantá-la. Para encerrar a linda aula, fizemos uma ciranda com esta mesma música, só que o ritmo de ciranda! Ler post inteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário