Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-08-12

corpoECOlogia: Tatiana Kessedjian, JUL/09

EDUCANDÁRIO ROMÃO DE MATOS DUARTE (Botafogo)
Rio de Janeiro, Brasil
Professora: Tatiana Kessedjian

Relatório
JULHO 2009

Nesse mês concluiremos o semestre. Pretendo trabalhar mais um assunto, fazer uma revisão dos temas abordados e uma avaliação. Com o coração apertadinho, mas também com lindas lembranças, vou me despedir da criançada. No próximo semestre estarei na África do Sul; no entanto, o projeto não será interrompido no Educandário Romão Duarte. A Carolina ou a Manuela (educadoras-semeadoras do corpoECOlogia) estudarão como dar continuidade ao meu trabalho. Quanto a mim... pretendo disseminá-lo num novo continente.

Iniciei o mês com o tema 'animais'. A idéia de abordar esse assunto veio do comentário de uma aluna, a Glorinha. Ao final de uma aula de Junho, ela me contou sobre a sua dificuldade de dormir no seu quarto; ela me disse que queria dormir na cama dos pais, mas que "o papai não gostava disso não". Então, levei para a turma a estória do 'Macaquinho'; este, assim como a Glorinha, queria dormir na cama dos pais; porém, após insistir e não conseguir, ele encontrou uma outra solução -- uma sábia solução para ter os pais bem pertinho.

Trabalhamos sobre esse conto; cantamos juntos a musica do macaquinho, fizemos uma pesquisa de movimentos e sons de animais e trabalhamos a caminhada dos bichos da floresta em diversas trajetórias que traçamos no chão com durex colorido (reta, diagonal, ziguezague, curva, circulo, pontilhada). Também aprendemos uma seqüência de movimentos que foi criada a partir da muúsica do macaquinho.

Em seguida, tivemos uma aula só de retrospectiva. Relembramos tudo o que fizemos no semestre: os temas abordados, as músicas cantadas, as histórias contadas, os exercícios praticados, as danças, as brincadeiras, os desenhos, os jogos, as conversas, os momentos mais divertidos e os mais chatos também. As crianças conversaram entre elas, falaram sobre coisas de que não gostavam umas nas outras e revelaram até quem gostava de quem: as meninas dos meninos e os meninos...bem, um pouco mais tímidos, mostraram menos interesse pelas meninas... ☺

Na última aula, fizemos uma avaliação individual que foi interessante para entender o que motiva mais a turma e quais são as necessidades da mesma. Nesse dia, nos despedimos com um grande abraço, com olhares sinceros e já com uma forte saudade!
A conclusão do semestre foi muito emocionante para mim. Através da relação com as crianças e do retorno que eles me deram nos últimos meses, pude sentir verdadeiramente que o corpoECOlogia é uma singela semente com potencial para se tornar uma forte árvore.

Realizar o projeto no Romão Duarte foi um presente! Lá, obtive todo o suporte necessário para que as aulas ocorressem da melhor forma. Deixamos as portas abertas para um possível reencontro quando eu retornar ao Brasil.

Obs: Gostaria de agradecer à Sônia e à Eliana (pedagogas) por todo o cuidado, carinho e disponibilidade que me ofereceram durante o semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário