Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-08-08

AME: Daniel Saito, JUL/09

OFICINA DO SUCESSO
Rocinha, Rio de Janeiro, Julho de 2009
Professor: Daniel Saito

Relatório
JULHO 2008

Aula infantil
As aulas do mês de Julho contaram com a participação de quatro alunos no dia 12, cinco no dia 19 e quatro no dia 26. Começamos o treinamento em movimentação de ataques e defesas, já que percebi que a turma estava com mais naturalidade e estrutura emocional no treinamento dois a dois em movimentação, iniciado no mês anterior.

Aula dos adultos
No mês de Julho, tivemos a volta de Rafael, antigo aluno que trabalha na Evangelização no Centro da casa 1. Tivemos a participação de Cecília, diretora pedagógica da Oficina do Sucesso, na aula do dia 19. Tivemos a participação de quatro alunos.

Aula infantil
Trabalhamos o medo, a ansiedade e a raiva que emergiram em cada movimentação de socos e chutes do treinamento. Percebemos como a reação física está diretamente relacionada a estrutura emocional e a como lidamos com as dificuldades de nossas vidas.

Aula dos adultos
Em termos didácticos, foi ensinado o mesmo treinamento em movimentação de ataques e defesas que foi ensinado na aula das crianças. Nele percebemos quais são as nossas defesas primarias, por que defendemos exclusivamente nosso rosto, por que nos adiantamos nosso ataque ou por que enrijecemos o corpo antes do momento do impacto; em cada uma das situações, percebemos nosso instinto de auto-preservação.

Aula infantil
Estou feliz em perceber que, a cada dia, os alunos vêm desenvolvendo uma maior consciência corporal e de campo. O aluno D. já se arrisca a explicar movimentos e já brota como um futuro instrutor do AME, na sua atenção e disponibilidade em ensinar os outros.

Aula dos adultos
Uma das alunas, a partir dos treinos, relatou como está conseguindo abrir mão de seu controle sobre todas as coisas e escutar mais seu organismo para fazer suas escolhas.

Neste mês, eu me questionei se não estaria demorando demais para passar treinamentos novos, devido ao meu excesso de zelo pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário