Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-08-08

Adote um Professor - Tatiana Kessedjian

Foto da Professora Tatiana Kessedjian
"Compreendi o quanto o próprio conhecimento aproxima as crianças de mim afetivamente. Assim me pus a pensar em como, nesse projeto educacional, o conhecimento cognitivo (aprendizado sobre temas ambientais) e os conhecimentos sensível e motor (aprendizado e desafios corporais) podem se encontrar de forma dinâmica e clara em sua transmissão.

"Não pretendo e nem acho que seria possível encontrar todas as respostas para os inúmeros questionamentos e anseios educacionais que vêm surgindo em mim agora, mas me sinto muito feliz por estar tão instigada a buscar novas práticas que possam contribuir para o bom desenvolvimento afetivo/cognitivo e para o desenvolvimento de valores éticos dessa 'molecadinha' com que tenho a sorte de trabalhar."


BIOGRAFIA

Tatiana Kessedjian nasceu em 16 de setembro de 1982 na cidade de São Paulo. Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro para realizar o projeto Arte como Cidadania e, em Julho de 2009, passou a residir na cidade de Joanesburgo, África do Sul. Bailarina e arte-educadora graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, também é formada em Terapia Corporal Reichiana e estudante de Psicologia. Trabalha com arte-educação desde 2001, tendo atuado no SESI de Duque de Caxias, em instituições filantrópicas que atendem comunidades de baixa renda e em escolas particulares. Em 2008 e 2009, atuou no atendimento clínico reichiano através da instituição Rede de Proteção à Vida, Rio de Janeiro, Brasil. Desde 2007, desenvolve o projeto corpoECOlogia com Carolina Matos e Manuela Berardo, pela União das Arvores; atualmente, faz a primeira incursão internacional deste projeto na pré-escola Ubelele.

Logo MudaDADOS

[1ª Instituição]
ONDE: Casa Maternal Mello Mattos
Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

QUANDO: de Agosto a Dezembro de 2007,
Segundas-feiras, das 14:30 às 17:30.

ALUNOS: 22 crianças,
divididas em 2 turmas, entre 7 e 9 anos.

[2ª Instituição]
ONDE: Casa da Criança Dr. Bezerra Menezes
Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

QUANDO: de Janeiro a Dezembro de 2008,
todas as Segundas-feiras, das 14h às 17h.

ALUNOS: 20 crianças,
divididas em 2 turmas, entre 5 e 10 anos.

[3ª Instituição]
ONDE: Educandário Romão de Mattos Duarte
Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

QUANDO: de Março a Julho de 2009,
Segundas e Quartas-feiras, das 13h às 14h.

ALUNOS: uma turma de 10 crianças, com 5 a 6 anos.

[4ª Instituição]
ONDE: Ububele Pre-school
10th Road, Kew, Joanesburgo, África do Sul.

QUANDO: desde Agosto de 2009,
Terças e Sextas-feiras, das 9:30 às 12h.

ALUNOS: 50 crianças,
em 4 turmas, de 3 a 6 anos.

Logo projeto corpoECOlogia
O projeto corpoECOlogia está sendo desenvolvido desde 2007, por Carolina Matos, Manuela Berardo e Tatiana Kessedjian, professoras-semeadoras da União das Árvores, em parceria com escolas e comunidades da cidade do Rio de Janeiro, RJ. Trata-se de uma prática corporal voltada para crianças e jovens, que articula conceitos da Ecologia a elementos fundamentais da Dança Educação.

Seu objetivo é agregar princípios da dança e da arte-educação a um pensamento ecológico que abrange a relação do indivíduo com o seu próprio corpo, com o grupo e com o meio-ambiente, ampliando a consciência corporal, social e ambiental do aluno para que este possa se relacionar de modo mais afetuoso, cuidadoso e criativo consigo e com o meio.

Mais do que explicar e trabalhar os conceitos ambientais de forma técnica, o projeto corpoECOlogia usa os elementos da natureza através de propostas lúdicas para:
  • abrir o olhar do aluno para as sutilezas da vida, resgatando a poesia de cada ato e relação do cotidiano;
  • religá-lo ao que é da sua própria natureza;
  • despertar o sentido de pertencimento e, consequentemente, o de responsabilidade pela vida/natureza.

2 comentários:

  1. Muito maneiro esse projeto!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Muito maneiro mesmo: conheço as professoras-semeadoras e elas são mais que 10: são 123! :)

    ResponderExcluir