Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-08-05

Adote um Professor - Manuela Berardo


"A cada encontro com as crianças renovo o meu entusiasmo. Acho impressionante a capacidade de alegria desses pequenos seres.

"Percebo que a abertura do professor para perceber os alunos é essencial. Procuro não abrir mão de meus objetivos, mas sem ser rígida com o programa. Acredito que construímos o conhecimento juntos, numa relação de troca -- e é impossível ignorar a resposta dos alunos às propostas dadas em sala.


"É uma linha tênue a ser seguida, pois as crianças têm naturalmente o instinto de brincar, e sua concentração é de pouca durabilidade. Esforço-me para perceber quando devo mudar o rumo da aula e quando devo colocar limites e insistir na proposição. Acima de tudo, procuro proporcionar um bom encontro, uma aula divertida e risonha -- independentemente do conteúdo. Talvez a alegria seja um bom indicador do caminho a ser seguido."

BIOGRAFIA

Manuela Berardo tem 23 anos e mora desde que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ. É licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, pratica yoga e faz teatro desde criança. Trabalha com educação desde 2005, tendo atuado em comunidades de baixa renda no Flamengo, no Engenho da Rainha e na Maré, através de projetos de arte-educação. Atualmente faz parte de uma pesquisa teatral sobre a 'terra' no Brasil, ministra aulas de dança para crianças, aulas de Consciência pelo Movimento para adultos, e desenvolve o projeto corpoECOlogia com Carolina Matos e Tatiana Kessedjian, pela ONG União das Árvores.

DADOS

ONDE: Creche Patronato Operário da Gávea,
Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

QUANDO: desde Fevereiro de 2007,
todas as Quartas-feiras, das 9h30 às 10h30 (Turma 1) e das 14h30 às 15h30 (Turma 2).

ALUNOS: 22 crianças,
divididas em duas turmas, entre 6 e 9 anos.

logo corpoECOlogia
O projeto corpoECOlogia está sendo desenvolvido desde 2007, por Carolina Matos, Manuela Berardo e Tatiana Kessedjian, professoras-semeadoras da União das Árvores, em parceria com escolas e comunidades da cidade do Rio de Janeiro, RJ. Trata-se de uma prática corporal voltada para crianças e jovens, que articula conceitos da Ecologia a elementos fundamentais da Dança Educação.

Seu objetivo é agregar princípios da dança e da arte-educação a um pensamento ecológico que abrange a relação do indivíduo com o seu próprio corpo, com o grupo e com o meio-ambiente, ampliando a consciência corporal, social e ambiental do aluno para que este possa se relacionar de modo mais afetuoso, cuidadoso e criativo consigo e com o meio.

Mais do que explicar e trabalhar os conceitos ambientais de forma técnica, o projeto corpoECOlogia usa os elementos da natureza através de propostas lúdicas para:
  • abrir o olhar do aluno para as sutilezas da vida, resgatando a poesia de cada ato e relação do cotidiano;
  • religá-lo ao que é da sua própria natureza;
  • despertar o sentido de pertencimento e, consequentemente, o de responsabilidade pela vida/natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário