Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-07-17

ECOnsciência: Maria Auxiliadora, JUN/09

ESCOLA MUNICIPAL HERMÍNIA DA SILVA CONDACK
Nova Friburgo, Brasil
Professora: Maria Auxiliadora de Carvalho

Relatório
JUNHO 2009

Semente de Girassol
O mês de Junho foi um pouco diferente do normal: minha filha estava para nascer e eu não podia ir à escola, pois o médico tinha pedido repouso. Conversei com a diretora e meu marido levava o material até a escola, e os outros professores aplicavam para mim. Mesmo com essa adaptação, tudo continua fluindo muito bem em relação aos conteúdos.

Muda de Girassol
Nas turmas de 2º e 3º períodos, trabalhamos com ilustrações comparativas, em que os alunos deveriam analisar os desenhos de acordo com o que queremos para as nossas matas (queimadas, seca, enchentes, reflorestamento, irrigação...)

Desenhamos a mata que fica atrás da escola e aprendemos uma maneira simples e prática de plantar feijão no algodão molhado. As turmas de 1º ano ouviram a faixa 1 do CD Solares, apreciando o som da natureza; eles desenharam o que puderam extrair do que ouviram.
Contei a história 'PASSAREDO', em que os pássaros pediam socorro e alertavam outros pássaros sobre a chegada do homem na mata.

Os alunos de 2º ano trabalharam o filme 'O bicho vai pegar', em que os animais lutavam pelo seu espaço na natureza. Os alunos analisaram as cenas do filme e discutiram sobre elas.

Nas turmas de 3º ano, aprendemos um pouco sobre como é a vegetação de nossa cidade, através do livro 'Conhecendo Nova Friburgo', descobrindo os locais onde encontramos diversos tipos de vegetação.

Nas turmas de 4º e 5º anos, fiz questionários sobre reflorestamento, desmatamento, uso de agrotóxicos, fauna e flora brasileira, a relação homem- natureza, degradação do solo e modificações no ambiente. Esses assuntos fizeram parte dos questionários que os alunos responderam em dois blocos.

Girassol
Com essa nova adaptação do trabalho na escola, eu me sinto um pouco distante dos alunos, mas com os materiais que recebo para corrigir, percebo que, mesmo sem a minha presença, eles não esqueceram o que trabalhamos anteriormente.
Ler post inteiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário