Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-03-31

ECOnsciência: Maria Auxiliadora, MAR/09

ESCOLA MUNICIPAL HERMINIA DA SILVA CONDACK
Nova Friburgo, 03 de Abril de 2009
Professora-Semeadora: Maria Auxiliadora de Carvalho

Relatório
MAR 2009


1-SEMENTE
O mês de março foi bem produtivo, visto que pudemos adiantar bastante os assuntos previstos para trabalhar neste período. E pretendo continuar evoluindo a cada dia, para alcançar meu objetivo maior: colher novas mudas.


2- MUDA
Nas turmas de 2º e 3º períodos, os alunos são bem pequenos - mas algumas coisas são ótimas de trabalhar com eles, tais como a Consciência Ecológica, relacionando-a com histórias e desenhos.

No 1º ano, trabalhei com textos como: "Raysa" e as plantas - e desenho sobre o tema. Nas semanas seguintes, fizemos debates sobre o conteúdo dado e avaliação oral do que estamos aprendendo.

Com os alunos de 2º ano, trabalhamos com textos como: “Como nascem as plantas”. Dinâmica: -- O que é a natureza para você?, (os alunos desenhavam no papelzinho o que eles achavam que era a natureza; depois recolhi para análise e os devolvi para conversarmos sobre os desenhos; foi muito criativo). História em quadrinhos; “A árvore” (pintura e fala sobre o símbolo da Árvore).

Os alunos de 3º ano fizeram exercícios sobre consciência ecológica, a partir de textos como: O que você acha? (desmatar para construir estradas). Estamos também trabalhando o cap.7 do livro 'Conhecendo Nova Friburgo' (pags. 50 e 51): 'As diferentes paisagens naturais de Nova Friburgo'. Estamos desenvolvendo pesquisas sobre tais paisagens.

Nas turmas de 4º ano, as atividades foram bem intensas com textos como: “Mudanças que o ser humano provoca no mundo” e exercícios; “Passaredo” (sobre pássaros e árvores) e exercícios. Essas atividades duravam em média duas aulas, por serem bem extensas.

Por fim, nas turmas de 5º ano, trabalhamos também com vários textos seguidos de debates e exercícios, exemplo: Pare, pense, reflita! (situação atual da fauna e flora brasileira); Poluição do solo; A escravidão das árvores e uma avaliação escrita sobre o meio ambiente.

3 – ÁRVORE
Apesar de o tempo de aula ser pequeno em cada turma (30 min. semanais), tenho feito o possível para trabalhar de forma prática alguns conteúdos. Um exemplo disso é o plantio de vasos de plantas em sala de aula com garrafas Pet. Tenho sentido muita satisfação ao ver os alunos respondendo às perguntas que faço com relação aos conteúdos. Mas o mais satisfatório é vê-los interagindo com o meio ambiente, quando trazem para a escola um exemplo de degradação que viram durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário