Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-10-31

corpoECOlogia: Tatiana Kessedjian, OUT/08

CASA DA CRIANÇA (Tijuca)
Rio de Janeiro, Brasil – Outubro de 2008
Professora-Semeadora: Tatiana Kessedjian

Relatório
OUTUBRO 2008

No mês de outubro iniciarei o processo de criação do trabalho a ser apresentado no Sarau.

O tema de 2008 será 'ROTEIRO VERDE'. Iremos tratar de três áreas verdes urbanas. Cada uma das 3 arte-educadoras fará uma pesquisa com as crianças, a partir de uma ‘região natural’ próxima à sua instituição. A Floresta da Tijuca foi a área verde escolhida para ser apresentada pela Casa da Criança.

Assim, neste mês, tenho como objetivo:
• Fazer um passeio com as crianças na Floresta da Tijuca;
• Apresentar a história desta floresta;
• Produzir materiais plásticos (desenho, argila, maquete) a respeito do tema;
• Produzir partituras corporais a respeito do tema.

Devido a questões burocráticas da Casa da Criança, o passeio para a Floresta da Tijuca não foi autorizado; então iniciei o trabalho a partir de fotos e imagens da floresta. Perguntei o que eles sabiam sobre florestas, o que viam nas imagens, se já haviam estado em alguma, etc.

Pesquisei a história dessa região e contei-a para as duas turmas de forma simplificada. A turma ‘Beija-flor’ (crianças mais velhas) se interessou bastante pela história; então, dei continuidade ao trabalho; a turma da ‘Árvore’ (mais novos) apresentou grande dispersão – o que me fez mudar a estratégia do desenvolvimento do tema.

Decidi dividir o tema da Floresta da Tijuca em dois sub-temas:
1. A flora da floresta
2. A fauna da floresta

“Contraditoriamente”, a flora será apresentada pela turma ‘Beija-flor’ e a fauna será apresentada pela turma da ‘Árvore’.
Nas duas turmas discutimos sobre a diferença entre flora e fauna.

Trabalhos realizados na turma ‘Beija-flor’:
• Conto da história da floresta feito por mim
• Representação corporal da história da floresta
• Desenhos das partes que mais gostaram
• Discussão de outros temas que surgiram durante o conto:
- O que é uma nascente?
- De onde vem a água?
- O que é uma muda?
- Para que serve?...
• Conto da história da floresta feito pelos alunos

Trabalhos realizados na turma da ‘Árvore’:
• Discussão sobre o que é fauna
• Desenho do animal preferido
• Representação corporal desse animal
• Jogos cooperativos com o tema ‘animais’

Nesse mês me questionei bastante sobre o papel da dança no trabalho de corpoECOlogia. Talvez, por conta da forma como o tema do Sarau está sendo abordado, estabeleci muitos momentos de conversa com as crianças e poucos momentos corporais (em comparação com outros meses). Aproveitei essa oportunidade para fazer jogos que possibilitam uma melhor comunicação entre a turma - por exemplo, a brincadeira onde só pode falar quem estiver segurando a bola, um de cada vez. Por outro lado, sinto que o trabalho corporal ‘descarrega’ mais as crianças e estabelece interações mais sutis entre os alunos – relações estas que podem ser carinhosas ou agressivas, mas que parecem ser mais importantes, mais mobilizadoras.

Embora nunca tenha passado pela minha cabeça ser professora de história, foi neste lugar que me senti algumas vezes no mês de outubro.
Continua sendo bastante desafiador para mim trabalhar na Casa da Criança, principalmente com a turma da ‘Árvore’. As crianças dessa turma continuam apresentando um comportamento excessivamente agressivo. É comum que eu utilize mais do que a metade da aula para separar crianças que se batem e se machucam seriamente. Qualquer produção que se faça nessa turma, por menor que seja, já é uma conquista.

O desafio agora é conseguir montar um trabalho que, apesar de ser sugerido e organizado por mim, tenha a cara das crianças. Fazê-los criar e extrair o que eles tem de história em seus corpos, é o próximo passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário