Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-10-31

corpoECOlogia: Carolina Matos, OUT/08

OFICINA DO SUCESSO (ROCINHA)
Rio de Janeiro, Brasil – Outubro de 2008
Professora-Semeadora: Carolina Matos

Relatório
OUTUBRO 2008

Iniciar o processo de criação da apresentação para o Sarau. Tema: Pedra da Gávea.

Na primeira aula do mês, conversamos sobre o que é um Sarau, o que os alunos esperam do mesmo e, dessa forma, apresentei o tema central do Sarau que se realizará em Dezembro deste ano de 2008. O tema será: as paisagens naturais do Rio de Janeiro.

As paisagens em questão serão aquelas próximas aos locais onde o projeto corpoECOlogia é desenvolvido. No caso serão três: Pedra da Gávea (próximo à Rocinha), Jardim Botânico (próximo ao Patronato da Gávea) e Floresta da Tijuca (próximo à Casa da Criança).
Nas aulas seguintes, traçamos os pontos principais do nosso processo de criação.
Escrevemos algumas questões que fui apresentando a eles e, em aula e em casa, os alunos foram respondendo.

O primeiro ponto foi: olharmos para a Pedra da Gávea (que conseguimos ver perfeitamente da Oficina do Sucesso, na Rocinha). Cada aluno teve um tempo para olhar bem, ver detalhes, perceber pontos de vista que nunca tinham observado antes... Depois, respondemos de forma escrita a algumas questões, por exemplo:

- Se você fosse à Pedra, como seria o seu caminhar?
- Seus movimentos seriam leves ou pesados?
- Seus movimentos seriam grandes ou pequenos?... etc.

Assim, todas as questões que fui abordando para trabalharmos foram baseadas no segundo módulo da corpoECOlogia – “O corpo em movimento: ecologia pessoal e introdução à ecologia social” – e já introduzindo o terceiro módulo – “O corpo em movimento relaciona-se: ecologia social e introdução à ecologia ambiental” – através da criação dos movimentos a desenvolver para a apresentação.

Terminamos neste mês a primeira fase do processo de criação, ou digamos, a primeira “cena” da apresentação.

Um comentário: