Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-03-08

Adote um Professor - Maria Auxiliadora de Carvalho

Maria Auxiliadora de Carvalho

“Ontem os pequenininhos estavam eufóricos com a dinâmica sobre reflorestamento. Cada um recebeu um tempo para reflorestar uma área imaginária. Uns receberam apenas 3 meses, outros um ano, outros 15 anos. Cada um, então, disse quais tarefas teria que fazer para que a mata se regenerasse. Com o depoimento de cada um, eles foram sentindo a dificuldade e o tempo que é necessário para recuperar uma floresta desmatada. Foi uma reflexão muito boa, pois, como estamos em uma área rural, eles sabem que em questão de minutos uma árvore é derrubada por seus pais e, em questão de horas, a mata dá lugar ao pasto; mas, para a floresta nascer de novo, muito esforço e tempo são necessários. Eles ficaram impressionados.”



BIOGRAFIA

Maria Auxiliadora de Carvalho, 26 anos, reside no distrito de Campo do Coelho, área rural de Nova Friburgo – RJ, Brasil. Sua família deixou o campo para tentar uma vida melhor na cidade, mas a sua infância não foi nada fácil, tendo residido em favelas até completar 6 anos de idade. Formou-se como pedagoga, fez uma especialização em Administração Escolar e, em 2009, planeja cursar uma pós-graduação em Gestão Social. Agora ela se dedica em tempo integral à União das Árvores, lecionando a disciplina ECOnsciência – uma aula de Ciências e Programas de Saúde dada de um ponto de vista Ecológico. Auxiliadora ensina pela União da Árvores desde o início de 2008, tendo atendido ao todo 476 alunos, distribuídos em várias turmas, do pré-escolar até o Ensino Fundamental.


DADOS

ONDE: Escola Municipal Hemínia Silva Condack
Campo do Coelho, Nova Friburgo - RJ.

QUANDO: De Março de 2008 a Junho de 2009, às Segundas e Quartas, de 07 às 17h.

ALUNOS: Total de 476 crianças, dos 5 aos 14 anos.

ECOnsciência

A Escola Municipal Hermínia da Silva Condack é uma escola padrão com todas as disciplinas exigidas pelo MEC. O propósito do projeto é o crescimento da ECOnsciência entre os habitantes desta área rural, levando-os a enxergar a importância das plantas, árvores e animais selvagens. O projeto considera que os próprios alunos são as sementes dessa ECOnsciência, já que através das atividades realizadas eles aprendem a conservar o meio ambiente, levando essa visão de mundo a suas famílias, amigos e vizinhos.

Os alunos pesquisam árvores, animais, rios, lagos e oceanos, aprendendo a se sentir parte de um ecossistema. Com essa experiência, eles servem de ponte para sua comunidade ajudando a despertar em seus pais este sentimento de respeito pela natureza.

Um comentário:

  1. Você está de PARABÉNS pelo belíssimo trabalho realizado na Escola!
    O mundo precisa cada vez mais de pessoas assim, como você, dispostas a conscientizar e a educar as crianças no sentido ambiental.
    Um grande beijo e sucesso!
    Mariza.

    ResponderExcluir