Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-02-24

Adote um Professor - Peris Siamanta Memusi


ECOnsciência



Peris Siamanta Memusi

“I had my first class yesterday and even the teachers were eager to know what I was going to tell the kids. We started off with a word of prayer from one of the students. I must say the students were happy and were willing to go on with the project. The headmaster also said that would be educative and he will be joining us occasionally.”

["Eu dei minha primeira aula ontem e até mesmo os professores estavam ansiosos para saber o que eu iria falar aos alunos. Nós demos início à aula com uma oração realizada por um dos alunos. Devo dizer que os alunos estavam felizes e dispostos a continuar no projeto. O diretor também disse que será educativo e que participará das aulas conosco ocasionalmente."]


BIOGRAFIA

Peris Siamanta Memusi, com 27 anos, vive na comunidade Maasai, na cidade de Kimana, Quênia. Filha de professores e formada em Administração de Hotéis, não pôde mais encontrar emprego no turismo devido à violência pós-eleitoral no Quênia em 2007. Agora, ela se dedica em tempo integral agora ao projeto Club123s, lecionando pela União das Árvores a disciplina ECOnsciência – uma aula de Ciências e Programas de Saúde dada de um ponto de vista Ecológico. Peris leciona desde Maio de 2008 para uma turma de 36 alunos, na Escola Primária Enkii, e desde Novembro de 2008 passou a trabalhar também na Escola Primária Isinet, com mais 35 alunos.


DADOS

[1ª Escola]

ONDE: Escola Primária Enkii (Enkii Primary School),
próximo ao Monte Kilimanjaro, Parque Nacional Tsavo, Quênia.

QUANDO: Desde Maio de 2008, Segundas, Quartas e Sextas-Feiras, às 15h.

ALUNOS: 36 adolescentes de 12 a 15 anos.


[2ª Escola]

ONDE: Escola Primária Isinet (Isinet Primary School),
próximo ao Monte Kilimanjaro, Parque Nacional Tsavo, Quênia.

QUANDO: Desde Novembro de 2008.

ALUNOS: 35 adolescentes de 12 a 15 anos.


TOTAL: 36 alunos atendidos de Maio a Novembro de 2008
+ 71 alunos de Novembro de 2008 até o presente



PROJETO Club123s

A escola Enkii mantém as disciplinas de Inglês, Kiswahili, Matemática, Agricultura, Ciência, Estudos Sociais, Música, História, Geografia, Educação Moral e Cívica e Empreendedorismo. O propósito do projeto Club123s é o crescimento da ECOnsciência entre os habitantes da região, levando-os a enxergar a importância das plantas, árvores e animais selvagens. O Club123s considera que os próprios alunos são as sementes dessa ECOnsciência, já que através das atividades realizadas eles aprendem a conservar o meio ambiente, levando essa visão de mundo a suas famílias, amigos e vizinhos.

Os alunos pesquisam árvores, animais, rios, lagos e oceanos, aprendendo a se sentir parte de um ecossistema. Com essa experiência, eles servem de ponte para sua comunidade, realizando atividades como o plantio de árvores na escola e a limpeza dos bancos do rio Kimana, além de ajudarem na limpeza geral da cidade, através de coleta de materiais que serão reciclados e possivelmente vendidos e vertidos em renda para o clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário