Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-11-30

ECOnsciência: Maria Auxiliadora, NOV/08

ESCOLA MUNICIPAL HERMINIA DA SILVA CONDACK
Nova Friburgo, 10 de dezembro de 2008
Professora-Semeadora: Maria Auxiliadora de Carvalho

Relatório
NOV 2008


1-SEMENTE
O mês de Novembro de 2008 foi o mais importante de todos os meses, pois foi nele que pude avaliar o real resultado do meu trabalho na escola. Já no mês de Dezembro os alunos tiveram apenas três dias de aula, devido ao início das férias.


2- MUDA
2º e 3º Períodos – O trabalho nestas turmas foi muito gratificante; foi possível perceber isso nos trabalho em sala, sobre os animais e plantas.

1º Ano – Construção das últimas páginas do livro e exposição no pátio da escola.

2º Ano – Montando frases de boas maneiras na escola, na natureza, em casa etc... Aprendendo a fazer dobraduras dos animais e ensinando valores e preservação dos mesmos. Revisão oral dos conteúdos.

3º Ano – Exploração da música: “Planeta Água”- Guilherme Arantes. Jogo em grupo: trilha ecológica. Ensaio geral do "Teatro da Gotinha". Balanço geral das aulas. Apresentação do Teatro.

4º Ano – Correção de exercícios sobre o lixo. Leitura e reflexão de texto sobre a poluição do ar. Entrega de exercícios. Revisão dos assuntos trabalhados.

5º Ano – Exercícios sobre o lixo e correção. Leitura do texto “ poluição das águas”. Vídeo sobre aterro sanitário e poluição (o desafio do lixo). Exercícios sobre reciclagem. Conclusões gerais sobre as aulas.



3 – ÁRVORE
Chega ao fim mais um ano de muita luta, mas de muitas vitórias que surgiram ao longo de 2008; posso afirmar que cresci muito como professora, mas não menos como ser humano que chora, sorri, cai, levanta, pára, pensa, mas que age. Vale a pena ressaltar que todos me esperam na escola no ano que vem. Termino este relatório já com saudades das aulas. Até 2009. Boas férias e festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário