Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-02-28

ECOnsciência: Maria Auxiliadora, FEV/09

ESCOLA MUNICIPAL HERMINIA DA SILVA CONDACK
Nova Friburgo, 03 de Março de 2009
Professora-Semeadora: Maria Auxiliadora de Carvalho

Relatório
FEV 2009


1-SEMENTE

Início das aulas: dia 9 de Fevereiro de 2009.

O primeiro dia de aula foi bem interessante; agora, os alunos demonstram um cuidado maior comigo, o que facilita muito o meu trabalho, em termos de comportamento dos alunos. Pretendo, neste ano, formar pelo menos 500 semeadores de união e respeito à mãe natureza.


2- MUDA
Para o primeiro dia de aula com o 4º e o 5º anos, reservei uma dinâmica em que os alunos receberam um papel com tempos diversos (horas, dias, meses e anos); cada um teria que replantar 5 mil árvores em determinado tempo ex: 10 minutos, 1 hora , 15 dias etc. Com isso, os alunos se viram num beco sem saída, com respostas as mais diversas.

Houve um que disse que no primeiro ano teria um filho e só no segundo ano plantaria as árvores; ou seja, colocaria um filho em meio a tanto desmatamento e depois pensaria em resolver o problema. Outra disse que o pai dela fez o que estávamos imaginando na dinâmica. O objetivo da dinâmica era mostrar para os alunos o quanto é fácil destruir; mas, quando se coloca um tempo para reconstruir ou reflorestar, as pessoas acham muito difícil fazer isso sozinhas, mesmo que em 4 anos.

Com os alunos de 3º ano, trabalhamos mensagens ecológicas em uma folha que havia um desenho de um cartão; ao final da criação das mensagens, os alunos deveriam entregar para um amigo ou familiar o cartão, conscientizando-os sobre a importância de preservar o meio ambiente. Os alunos se empenharam em passar adiante essa idéia.

Através de uma dinâmica simples, os alunos de 2º ano puderam entender um pouco como nascem e crescem as árvores. Peguei dois alunos e dei uma bolinha de papel como semente a cada um, com um pedido. Ao 1º, pedi para que plantasse a semente e a regasse; ao 2º, que plantasse a semente dentro de casa; e a uma terceira, que a semente fosse carregada por um pássaro. O objetivo era mostrar aos alunos como o homem influencia a natureza e como ele pode ajudar a preservar o nosso planeta. Os alunos ficaram super atentos à proposta.

Nas turmas do 1º ano, comecei falando sobre a importância das árvores em nossa vida e sobre o solo e a sua influência no crescimento das plantas,; os alunos puderam ver as árvores pela janela da escola e analisar a sua estrutura. A experiência foi gratificante.

Já nas turmas de 2º e 3º períodos, refletimos sobre a árvore e os seus frutos. Os alunos receberam uma árvore de papel e teriam que dizer e desenhar a fruta de que mais gostam na copa da árvore. O objetivo era conhecer as frutas; saber de onde elas vêm. Todos adoraram a idéia.


3 – ÁRVORE
Tivemos apenas uma semana de aula, mas foi possível estabelecer alguns vínculos com relação ao conteúdo que trabalharei com os alunos, além de já iniciar algumas idéias de aulas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário