Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-01-31

ECOnsciência: Maria Auxiliadora, JAN/09

ESCOLA MUNICIPAL HERMINIA DA SILVA CONDACK
Nova Friburgo, 03 de Fevereiro de 2009
Professora-Semeadora: Maria Auxiliadora de Carvalho

Relatório
JAN 2009


1-SEMENTE

O ano de 2009 começou um pouco tumultuado na cidade de Nova Friburgo, em termos de educação; houve uma mudança de Prefeitos, e não há ainda direção definida em algumas escolas – o que dificultou o contato com as escolas no mês de janeiro deste novo ano.

Ao fazer contato com uma representante da associação de moradores do bairro, Rui Sanglard, fui informada de que não seria possível fazer um encontro no bairro, devido às férias escolares e à falta de espaço para reunir os alunos, já que a escola estava fechada.

Aproveitei o tempo disponível para pesquisar materiais e fazer o plano de aulas, que já está quase pronto – s ó faltando a grade de horários que montarei na reunião de professores que ocorrerá na próxima semana.

2- MUDA
O ano de 2008 foi como uma semente de girassol que, quando plantada com amor e carinho, não tarda a germinar e formar o broto.

No início foi um pouco difícil, tanto para mim quanto para os alunos que precisaram se adaptar com mais uma professora em sala; mas, nada que o tempo não pudesse resolver. Fui me entrosando com a escola, conquistei a confiança dos alunos e dos professores. Os meses se passavam, e a felicidade só aumentava ao ver que estava conseguindo mostrar aos alunos a importância do meio ambiente em nossas vidas – e como podemos preservá-lo.

Construímos um livro ecológico com os alunos do 1º ano, que participou de uma exposição na escola. Montamos um teatro sobre a água, confeccionamos cartazes sobre o desmatamento, águas, animais, doenças, etc. Em outro momento, trabalhamos com vídeos sobre lixo e água, seguido de debates e mostras com água de diversas fontes e tipos de lixo que encontramos em nossa casa.

3 – ÁRVORE
Acho que o ano de 2008, em resumo, foi isto: uma experiência jamais vivida para mim – e que jamais voltará, pois os alunos vêm e vão, e o nosso dever como profissionais da educação é estar sempre aqui para ajudá-los a subir nos degraus mais altos da vida. Sei que há muito a fazer, mas um pouco de sementes eu já plantei; agora, pretendo continuar regando, para que não se percam no solo sob o sol forte e que falta de água não lhes mate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário