Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-10-31

ECOnsciência: Maria Auxiliadora, OUT/08

ESCOLA MUNICIPAL HERMINIA DA SILVA CONDACK
Nova Friburgo, 07 de Novembro de 2008
Professora-Semeadora: Maria Auxiliadora de Carvalho

Relatório
OUT 2008

1-SEMENTE

Neste mês não tivemos tantas aulas, devido aos feriados escolares, mas mesmo com pouco tempo foi possível trabalhar algumas propostas de educação ecológica que mereciam atenção especial.

2- MUDA

Neste mês trabalhei com os alunos as seguintes propostas:

2º E 3º PERÍODOS
Elaborei algumas dinâmicas sobre cuidar dos animais animais e velar por sua preservação; Fizemos dobraduras e pinturas sobre este tema. Foi muito gratificante e fiz uma avaliação oral do que os alunos aprenderam.

1º ANO
Trabalhamos na confecção de mais três páginas do nosso livro ecológico, que por sinal está ficando belo. Além disso, promovemos o debate sobre cada página construída.

2º ANO
Fizemos uma dinâmica, montando as frases com o tema: respeito, organização e preservação. Também promovemos uma "contação de história", com o tema "A felicidade das borboletas", tendo por objetivo ensinar valores éticos. Ainda com o 2º ano, trabalhamos com a música "Planeta Água" de Guilherme Arantes, realizando um debate; os alunos soltaram a imaginação...

3º ANO
Promovemos uma dinâmica sobre os cuidados com a natureza; ensaiamos a peça de teatro "A história da gotinha" e fizemos exercícios a partir do texto "Paraíso".

4º ANO
Trabalhamos o texto "A biosfera" com a música "ERA UMA VEZ" (Sandy & Júnior), fazendo exercícios e um debate sobre a música. Após a correção dos exercícios, os alunos disseram que gostaram tanto do texto, que pediram para fazermos dele um teatro; infelizmente, não haverá tempo suficiente, pois temos apenas mais 3 aulas.

5º ANO
Fizemos exercícios a partir dos textos "O lixo" e "Reciclagem do lixo". Os alunos levaram embalagens recicláveis para montar um trabalho que será apresentado na Casa da Cultura.


3 – ÁRVORE
O mês de outubro foi um pouco tumultuado, por conta de alguns feriados durante o mês; apesar de tudo, conseguimos organizar as idéias e seguir com o plano sem grandes atrasos. Resta apenas um mês de aula, mas já posso ver alguns brotos das sementes que plantei desde março na escola. Isso se mostra no interesse cada vez mais presente dos alunos pela nossa mãe natureza. Afirmo, com toda a segurança, que consegui conquistar um espaço na vida e no quotidiano destes alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário