Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-10-31

corpoECOlogia: Manuela Berardo, OUT/08

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Brasil – Outubro de 2008
Professora-Semeadora: Manuela Berardo

Relatório
OUTUBRO 2008

Este mês iniciaremos os ensaios das apresentações de fim de ano que acontecerão no III Sarau de Arte e Ecologia. A Turma do Balançar fará uma coreografia de dança, em que cada aluno dançará uma árvore do Jardim Botânico. Para isso cada aluno irá escolher uma árvore e pesquisar sobre ela. A Turma do Movimento fará uma peça chamada “E o Jardim Botânico brotou...”, que adaptei a partir de uma pesquisa feita na Internet sobre a história do Jardim Botânico.

Durante o mês cada grupo experimentou um caminho bastante distinto do outro por estarmos começando os ensaios de dança e teatro.

A Turma do Balançar aprendeu um pouco de ciranda, fez exercícios de diagonal, de tempo musical, de ritmo e de níveis espaciais. Fizemos uma pesquisa sobre as espécies de árvores do Jardim Botânico, e cada aluno pôde experimentar ser uma árvore a cada aula, até escolher a sua. Os alunos também fizeram desenhos sobre a sua árvore escolhida em três etapas distintas: semente, muda e árvore. Estas etapas foram bastante vivenciadas no corpo, através do exercício do crescimento da árvore que foi feito em praticamente todas as aulas. Este exercício é iniciado com os alunos na forma da semente, e aos poucos vão crescendo, passando pela fase de muda até tornarem-se árvores adultas e darem frutos.

A música da coreografia foi dançada em muitas aulas, com a proposta de mover e congelar alternadamente a cada oito tempos, familiarizando os alunos com a contagem da música e estimulando a contenção de energia. A partir da metade do mês começamos os ensaios das frases de movimento marcadas, que foram criadas a partir de formas corporais das árvores apresentadas pelos alunos nas aulas.

A Turma do Movimento participou de exercícios de improvisação a partir da história do Jardim Botânico que foi contada em sala. Cada aluno fez vários personagens até definirmos quem faria cada papel. A partir daí, fizemos exercícios de experimentação do corpo dos personagens, como andam, como falam, etc. No fim do mês cada aluno recebeu o texto da peça e passamos a ensaiar com as falas. Desde o início, os exercícios de improviso contaram com adereços cênicos como chapéus, gravatas, plumas e laços.

Ambas as turmas participaram de brincadeiras e jogos, ouviram e contaram a história do Jardim Botânico e fizeram exercícios de alongamento. Também conversamos sobre o Sarau, relembrando os que já aconteceram antes, e entendendo o porquê dos ensaios.

O mês foi rico em experiências com ambas as turmas. É bastante interessante o processo de criação de apresentação de fim de ano, ao mesmo tempo em que é cansativo. As faltas estão bastante freqüentes, prejudicando muito o andamento dos ensaios. Estou tendo dificuldades especialmente com a Turma do Movimento, pois a agressividade e a falta de concentração entre as crianças é constante. Na Turma do Balançar já é possível ter uma noção da coreografia – e os alunos estão mais envolvidos e dispostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário