Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-09-30

corpoECOlogia: Manuela Berardo, SET/08

PATRONATO OPERÁRIO DA GÁVEA
Rio de Janeiro, Brasil – Setembro de 2008
Teacher: Manuela Berardo

Relatório
SETEMBRO 2008

Este mês pretendo dar continuidade à abordagem da ecologia social, através da exploração do sentido do cuidar nos jogos cooperativos. Também começaremos a pesquisa para a apresentação de fim de ano, que terá como tema o Jardim Botânico.

Durante o mês as duas turmas experimentaram jogos com bambolê, o jogo do sapato, jogos de corda organizados pela própria turma, "galinha-choca", brincadeira dos verbos, chefe dos movimentos, criação de sentidos para o uso de diferentes objetos, morto-vivo da “velha-coroca e do balão”, toca-do-coelho, improvisos em grupo com opinião da turma-platéia, dança-aquecimento com “desengonçada” de Bia Bedran, exercícios de alongamento, de percepção corporal e alinhamento, passos de ciranda, entre outras atividades.

Fizemos um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, onde fizemos jogos de bola, corda, e pique ao ar-livre – além de todos terem subido em uma árvore muito bacana que havia lá.

Em relação à apresentação, as turmas ouviram a história da criação do Jardim Botânico e fizeram desenhos das partes mais marcantes. A Turma do Movimento fez um improviso teatral da história e a Turma do Balançar um improviso com dança, em que cada aluno representava uma das árvores do Jardim Botânico. Esta turma também fez uma pintura coletiva muito bonita das árvores que haviam representado na dança.

Este mês tivemos bastante riqueza de atividades e de vivências sobre o tema proposto. Diante disso, pergunto-me como o aluno pode aprender, no sentido de apreender o conteúdo que está sendo levado para a sala através do corpo. Iniciamos o semestre com o tema do "cuidado com o outro", e os mesmos alunos que falam do sentido de cuidar batem nos seus companheiros. Isso me faz refletir acerca do condicionamento que vivenciamos desde muito novos de dissociar o discurso da ação. Será possível ensinar às crianças o que é o cuidado dentro de sala de aula?

Encontrei bastante dificuldade em manter a turma coesa e concentrada, assim como em lidar com as tantas situações de agressividade entre as crianças.

O passeio tem um papel fundamental dentro do projeto, já que os alunos, que passam a maior parte do seu dia em um espaço muito restrito, podem ter maior liberdade. O passeio também complementa os assuntos abordados em sala. O nosso passeio à Lagoa teve o objetivo de brincar. Alguns jogos foram sugeridos por mim e outros decididos pelas crianças.

Creio que o tema escolhido para a apresentação de fim de ano foi bastante coerente, não só com o que vivenciamos ao longo do ano, mas principalmente com a realidade das crianças que, em sua maioria, moram próximas ao Jardim Botânico. Todos conhecem e gostam muito do Jardim. Também acho que o tema poderia ter sido levado a eles mais cedo. Pois, mesmo com duas aulas por semana, acho que teremos pouco tempo para ensaio. A idéia de uma turma fazer teatro e a outra dança foi bem aceita pelos grupos, e pretendo fundir as duas apresentações em uma só futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário