Nova Friburgo, 31 de Agosto de 2008
Professora-Semeadora: Maria Auxiliadora de Carvalho
Relatório
AGO 2009
AGO 2009
2º e 3º PERÍODOS
Lemos a história "Istanislau", seguida de um trabalho de recorte e colagem a fim de gerar, com papel, pássaros e gaiolas no palito: de um lado o pássaro e, de outro, a gaiola mostrando a importância da liberdade. Os alunos ficaram encantados. Noutro momento, eles fizeram um desenho reproduzindo a história e, por fim, estamos fechando este momento com a história novamente contada através de uma televisão feita de papelão.
1º ANO
Lemos o texto "assembléia na carpintaria", seguido de debate com o objetivo de trabalhar em conjunto. Colorimos a capa de um livro ecológico que tem como tema "Preservemos a Natureza". Os alunos estão adorando a idéia deste livro e os professores também. Por fim, estamos construindo a 1ª página do livro com recortes de revistas e jornais sobre a poluição da fauna e flora.
2º ANO
Lemos o texto "A lenda das três árvores" e debatemos com objetivo de promover a sabedoria de cada um em benefício da natureza. Fizemos a leitura em voz alta do texto "A floresta poluída", relacionando o tema ao nosso dia-a–dia. Depois, realizamos um exercício escrito sobre o tema "Cuidando das águas".
3º ANO
Promovemos um teste de concentração com os alunos. Foi um momento mágico: os alunos amaram o teste, pois ele envolvia Matemática, História, Geografia, Ciências, etc. Os alunos e os professores gostaram tanto da idéia, que pediram cópias para outras pessoas. Também começamos a montar uma música e um teatro com a história da gotinha, que apresentaremos em breve na escola. Propus aos alunos um trabalho em grupo com os seguintes temas: água, lixo, animais, doenças.
4º ANO
Levei aos alunos um texto, em que eles teriam de decifrar os enigmas, para entender a história. O objetivo era que os alunos entendessem a importância da construção do conhecimento sobre as coisas. Em outra aula, fizemos a leitura dos dez mandamentos da natureza, com exercícios sobre as árvores e a poluição.
5º ANO
Trabalhamos com o texto "A herança da criança" e construímos um tabuleiro humano sobre o lixo.
A cada dia que passa, percebo o quanto os alunos necessitam deste aprendizado -- e sinto que tenho feito alguma diferença na vida deles. Em cada turma, sinto já na porta de entrada o nível de aceitação dos alunos: antes, mais ou menos 60%; hoje posso afirmar que o índice é de 90%, o que me deixa muito feliz. A maior satisfação é ver a alegria deles ao me verem chegar à porta das salas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário