Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-08-31

corpoECOlogia: Tatiana Kessedjian, AGO/08

CASA DA CRIANÇA (Tijuca)
Rio de Janeiro, Brasil – Agosto de 2008
Teacher: Tatiana Kessedjian

Relatório
AGOSTO 2008


Neste mês, darei início ao 2° módulo do projeto que se refere à Ecologia Social. O que será valorizado aqui é o cuidado na relação com o outro. Esse tema será de extrema importância, pois tratará da relação que os alunos estabelecem na 'Casa da criança' e na vida.

Usarei como principal ferramenta os jogos cooperativos. Meu objetivo em agosto não é 'impor' de forma moral a importância do cuidado com o outro, mas sim utilizar jogos e atividades que criem condições para que as próprias crianças percebam a forma como se relacionam -- a fim de que elas mesmas percebam, através da experiência, que, na maioria das vezes, não são cuidadosas umas com as outras.



Iniciei o trabalho de Ecologia social com uma conversa sobre o tema 'Cuidado'. O que quer dizer isso? Somos cuidadosos com os outros? Com quem? Me dêem exemplos de situações em que vocês viram uma pessoa cuidar da outra! Me dêem exemplos de situações em que vocês foram cuidadosos com alguém! E quando não foram cuidadosos com alguém?...

Ao longo do mês, fizemos diversos jogos cooperativos: com bola, bambolê, música, ciranda, etc. Algumas vezes, após os jogos, conversamos sobre situações de cuidado e descuidado. A tendência dos alunos era falar sempre sobre o outro, de apontar uma situação onde o outro não teve cuidado. Por isso, acordamos que cada um só poderia falar de si mesmo, das situações em que ele próprio foi cuidadoso ou não foi cuidadoso com o colega.

Assim, as crianças começaram a relatar momentos dos jogos em que foram 'descuidadosas' (agressivas) com outras, por alguma razão individual.

Também fizemos uma atividade interessante, em que todos construíram um único desenho juntos.


Esse mês foi muito legal. Acredito ter alcançado a minha meta, pois me parece que, de algum modo, as crianças entraram mais em contato com a forma como se relacionam. É claro que, em um mês, não é possível mudar uma conduta -- e nem é esse o meu objetivo. As crianças mantêm o mesmo comportamento agressivo entre elas; o que percebi foi que o tema CUIDADO ficou bastante presente para os alunos. Eles vieram algumas vezes falar sobre isso comigo, mesmo que fosse na forma de uma reclamação sobre um colega que não teve muito "cuidado" com eles.

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