Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2008-02-28

ECOnsciência: Maria Auxiliadora, FEV/08

ESCOLA MUNICIPAL HERMINIA DA SILVA CONDACK
Nova Friburgo, 28 de Fevereiro de 2008
Professora-Semeadora: Maria Auxiliadora de Carvalho

Relatório
FEV 2008


1-SEMENTE

Ao conhecer a Escola Municipal Herménia Silva Condack de Campo do Coelho, distrito de
Nova Friburgo (RJ), apresentei minha proposta de Educação Ecológica à diretora, que adorou a iniciativa, inclusive pelo fato de a escola estar sem professores para atender a 3 turmas; ela, então pediu-me que iniciasse o trabalho no mesmo dia.

2- MUDA

No mês de fevereiro, trabalhei com três turmas, sendo duas de alfabetização e uma de 1ª
série. Expliquei aos alunos a proposta da ONG União das Árvores; para iniciar o trabalho, contei a história de um menino que amava tanto a natureza, que não era capaz de maltratá-la ou destruí-la, nem mesmo para alegrar à sua professora; essa história serviu de gancho para debatermos sobre a situação do meio-ambiente em geral.


Noutro momento, exibi o filme "Os sem-floresta", com o objetivo de mostrar aos alunos a
importância da preservação de nossas matas, onde os animais lutam pela sobrevivência. Ao terminar, levantei algumas questões abordadas pelo filme e pedi que os alunos descrevessem a natureza de seus sonhos:






Em outra aula, desenvolvemos uma dinâmica a partir do texto "Congresso das Flores": cada aluno recebia um crachá com o nome de uma flor; cada flor tinha o dever de demonstrar um gesto de carinho para com as outras flores. O objetivo foi a socialização e o entrosamento dos alunos através do carinho e da amizade.



3 – ÁRVORE

Ficou marcada para o início de março uma reunião, com o propósito de estabelecer uma linha de atuação na escola, discutir os projetos que serão trabalhados e fechar os horários de atendimento às turmas; por ora, o trabalho foi inciado em caráter emergencial, devido à falta de professores na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário