Este é o blog do Adote um Professor, o programa-raiz da União das Árvores (123s), ONG fundada no Rio de Janeiro em 2006. Aqui publicamos relatórios, projetos e sementes para uma Escola Ecológica. Conheça a nossa missão.


2009-08-08

Projeto de União: corpoECOlogia


objetivo
Ampliar a consciência corporal, social e ambiental de crianças e jovens, para que eles se relacionem de modo mais afetuoso, cuidadoso e criativo consigo e com o meio ambiente.

missão
corpoECOLogia é uma prática corporal voltada para crianças e jovens, que articula conceitos da ecologia a elementos da Dança-Educação. Visamos ao desenvolvimento de uma ética ecológica, baseada no princípio de que o cuidado com o meio-ambiente começa em dois lugares:
1) no cuidado com o próprio corpo e
2) na consciência de responsabilidade nas relações com o espaço e com os demais seres.

Em vez de explicar conceitos ambientais de forma técnica, apresentamos em prática um método de ensino corporal e lúdico, que utiliza elementos da natureza como inspiração para:
- sensibilizar os alunos às sutilezas da vida, resgatando a poesia de cada ato cotidiano;
- despertar o sentido de pertencimento, amor e responsabilidade pela vida/natureza.

Ao iniciar o projeto em cada novo espaço, consideramos seus diferentes aspectos sociais e culturais, desconstruindo e reconstruindo a prática do corpoECOlogia, de acordo com as novas demandas e interações sociais.

professores-semeadores
Acompanhe o crescimento do projeto corpoECOlogia, clicando nos nomes dos professores abaixo para ler os seus relatórios:
  1. Carolina Matos
  2. Manuela Berardo
  3. Tatiana Kessedjian
histórico
Em 2007, o projeto corpoECOlogia foi iniciado em três instituições: a Escola 'Solar Meninos de Luz', a 'Creche-Escola Patronato Operário da Gávea' e a 'Casa Maternal Mello Mattos', todas situadas na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Em 2008, o projeto prosseguiu com suas atividades na 'Creche-Escola Patronato Operário da Gávea'. As aulas no 'Solar Meninos de Luz' e na 'Casa Maternal Mello Mattos' foram interrompidas, e o projeto foi levado para a 'Oficina do Sucesso', na comunidade da Rocinha, e para a 'Casa da Criança', instituição filantrópicano bairro da Tijuca.

Em 2009, o corpoECOlogia ganha uma segunda turma no 'Patronato Operário da Gávea' e inicia atividades no 'Educandário Romão de Mattos Duarte', fundação no bairro do Flamengo (Rio de Janeiro, RJ). São descontinuadas as aulas na 'Oficina do Sucesso' e na 'Casa da Criança'. No momento, o projeto planeja sua primeira incursão internacional, com planos de aulas para a cidade de Joanesburgo, na África do Sul.

Anualmente, o projeto organiza um Sarau de Arte e Ecologia, em que são oferecidas oficinas artísticas e ecológicas para os alunos e seus familiares. Há apresentações de profissionais das artes cênicas (circo, teatro e dança) e dos alunos envolvidos no projeto.

Ao longo do ano letivo, acontecem passeios ecológicos, em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar alguns dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Desde 2007, um total aproximado de noventa crianças, entre cinco e dez anos de idade, foram atendidas pelo projeto corpoECOlogia.

investimento
Cada instituição em que o corpoEOlogia atua é considerado uma ação à parte, com uma determinada carga-horária e um professor responsável.

Em geral, cada ação do corpoECOlogia acompanha o calendário escolar, estendendo-se por 4 ou 6 meses. Uma ação-padrão conta com uma carga-horária de 4h por semana.

A União das Árvores avalia o trabalho voluntário no Brasil em 25 reais a hora, a fim de cobrir o mínimo de despesas com transporte, alimentação e hora-aula de um professor voluntário.

Considerando quatro semanas de aula por mês, chegamos a um custo de:
4 (horas) x 4 (semanas) x 25 (reais) = 400 reais por mês

Incluindo um valor extra de 50 reais para gastos mensais com material, o total torna-se 450 reais por mês para cada ação do projeto. Resumindo os custos:

Valor hora-aula: 25 reais
Número padrão de horas por semana: 4 horas
Gastos médios com material por mês: 50 reais
Total de custos mensais por professor: 450 reais

Se você estiver interessado em patrocinar o projeto corpoECOlogia, por gentileza entre em contato.

avaliação
Cada professor elabora um relatório mensal que é publicado no Blog da 'União das Árvores', com o propósito de:
1) permitir que a 'União das Árvores' junte a voz do professor a outras vozes envolvidas no projeto (escola, alunos, administradores...);
2) possibilitar que os patrocinadores acompanhem o andamento do projeto;
3) disponiblizar gratuitamente material educacional para projetos similares.

A meta de todo projeto da 'União das Árvores' é tornar-se uma árvore. O projeto começa como 'semente', quando está sendo estruturado, passa a 'muda' no momento em que tem a sua primeira aula e busca um dia chegar a 'árvore', estágio em que consiga gerar sua própria renda, sendo auto-sustentável.

Avaliar um projeto é investigar seu crescimento rumo ao estágio de 'árvore', considerando:
- envolvimento da comunidade;
- desenvolvimento de material educacional, produtos, eventos;
- formação de monitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário